Teixeira Duarte dispara mais de 17% após promoção ao PSI
Títulos da construtora tocaram nos 53 cêntimos, na sequência do anúncio da Euronext de que foi promovida ao principal índice da bolsa de Lisboa.
No rescaldo do anúncio de que a Teixeira Duarte vai voltar a negociar no PSI, as ações da construtora arrancaram a sessão desta quinta-feira a disparar mais de 11%, tocando nos 51 cêntimos. Horas mais tarde, pelas 10h49, estende os ganhos para 17,26%, nos 53 cêntimos. A empresa vai passar a integrar o principal índice da bolsa de Lisboa, nove anos depois de ter descido para o índice geral.
A promoção foi anunciada na quarta-feira pela Euronext e tem efeitos a partir de 22 de setembro. Assim, o PSI vai passar a contar novamente com 16 cotadas, o que não acontece desde a saída da Greenvolt no ano passado.
Foi em 1998 que a construtora liderada por Manuel Maria Teixeira Duarte entrou em bolsa, tendo-se estreado no principal índice da praça nacional, então com o nome PSI-20, em 2001. Desde então, entrou e saiu do índice de referência português mais cinco vezes.
A última saída aconteceu em 2016, quando também a Impresa foi despromovida, tendo a Corticeira Amorim, a Sonae Capital e o Montepio tomado os seus lugares. Esta será a sexta promoção.
Só este ano, as ações da Teixeira Duarte já valorizaram mais de 558%, ou seja, mais do que sextuplicaram o seu valor. Com a negociação desta quinta-feira, atinge um máximo desde 21 de agosto.
(Notícia atualizada às 10h51 com nova cotação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Teixeira Duarte dispara mais de 17% após promoção ao PSI
{{ noCommentsLabel }}