OpenAI e Microsoft fecham princípio de acordo para alterar parceria

  • Tiago Alexandre Pereira
  • 12 Setembro 2025

A OpenAI e a Microsoft deram um passo importante no sentido de fecharem novos termos para a sua parceria, depois de a tecnológica ter injetado já 13 mil milhões de dólares na criadora do ChatGPT.

A OpenAI e a Microsoft anunciaram esta quinta-feira, num curto comunicado, que alcançaram um princípio de acordo no complexo processo negocial que vai conduzir à alteração dos termos da parceria entre ambas, depois de a gigante tecnológica ter investido mais de 13 mil milhões de dólares na criadora do ChatGPT entre 2019 e 2023. Simultaneamente, a OpenAI também anunciou a atribuição de uma posição no seu próprio capital à organização sem fins lucrativos que já a controlava, no valor de 100 mil milhões de dólares.

“A OpenAI e a Microsoft assinaram um memorando de entendimento não vinculativo para a próxima fase da nossa parceria. Estamos a trabalhar ativamente para finalizar os termos contratuais num acordo definitivo. Juntas, continuamos focadas em oferecer as melhores ferramentas de IA para todos, sustentadas pelo nosso compromisso partilhado com a segurança”, lê-se num comunicado conjunto divulgado na quinta-feira, sem dar mais detalhes.

O anúncio deste entendimento, em conjugação com a atribuição de capital à organização sem fins lucrativos, representam dois passos cruciais na conversão da OpenAI numa verdadeira empresa comercial com fins lucrativos. Em causa está o facto de a OpenAI possuir uma estrutura atípica em que a organização sem fins lucrativos que esteve na origem do projeto controla todas as atividades da empresa com o mesmo nome.

Com a atribuição desta posição financeira, a organização original passa a “partilhar diretamente do sucesso” da criadora do ChatGPT, na forma de capital, lê-se num dos comunicados. “Esta estrutura reafirma que a nossa missão principal continua a ser garantir que a inteligência artificial geral [um conceito que a OpenAI define como IA com capacidades equivalentes às dos humanos] beneficia toda a humanidade”, ressalva a empresa.

Em relação aos investimentos da Microsoft, estes deram um importante impulso à OpenAI antes e logo após o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, e concederam à tecnológica o direito a cerca de 49% dos lucros futuros da OpenAI. Mas a profunda necessidade de capacidade de computação da OpenAI, e os investimentos que isso requer, estão a forçar a empresa a procurar novas fontes de financiamento, incluindo nos mercados de capitais. É principalmente neste contexto que surge a renegociação da parceria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OpenAI e Microsoft fecham princípio de acordo para alterar parceria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião