Quem é a TransPerfect, a empresa que comprou a startup Unbabel?
A Unbabel foi adquirida pelo grupo norte-americano TransPerfect. Conheça a história e o que faz esta gigante especializada em traduções.
O recente anúncio da compra da Unbabel pela TransPerfect, avançado em primeira mão pelo ECO, despertou atenções sobre esta gigante norte-americana, que soma mais de três décadas de existência desde a sua fundação. Criada em 1992, em Nova Iorque, pelo casal Elizabeth Elting e Phil Shawe, que se conheceram enquanto concluíam o mestrado em Gestão, na Universidade de Nova Iorque, a TransPerfect é atualmente reconhecida como uma das maiores empresas privadas de serviços linguísticos e de soluções tecnológicas de comunicação.
O que começou como um projeto universitário depressa evoluiu para um grupo multinacional de grande dimensão, com presença em mais de 100 cidades e milhares de colaboradores espalhados pelo mundo inteiro. Mas nem tudo foi um mar de rosas. Prova disso é que o casal fundador teve uma disputa judicial mediática pela gestão e propriedade da empresa, que terminou em 2018 com Phil Shawe a comprar a participação da cofundadora e ex-mulher por 385 milhões de dólares (cerca de 330 milhões de euros a preços de hoje), tornando-se no único CEO e acionista maioritário da TransPerfect.
Atualmente, segundo dados oficiais da empresa norte-americana, o grupo tem já mais de nove mil trabalhadores a tempo inteiro — em 2018 eram cerca de cinco mil — e uma rede de mais de dez mil linguistas certificados e especialistas em diversas áreas, assegurando serviços a partir de escritórios em mais de 140 cidades. Entre elas está Lisboa.

Tradução automática com IA
A TransPerfect tem apostado de forma contínua em inovação tecnológica, fazendo disso um dos pilares do seu crescimento. Um dos exemplos mais fortes é o GlobalLink, uma plataforma própria de gestão de traduções e localizações. Na prática, esta ferramenta permite que empresas que lidam com grandes volumes de conteúdo consigam gerir e traduzir tudo de forma mais rápida, sem perder qualidade.
Além da tradução tradicional, a empresa combina tradução automática neuronal com revisão humana, garantindo eficiência sem abrir mão da precisão. Também desenvolveu o GlobalLink Live, que possibilita a colaboração em tempo real entre equipas espalhadas pelo mundo. Outro dos seus trunfos é a divisão DataForce, que este ano foi premiada pelo trabalho de recolha e anotação de dados usados para treinar sistemas de inteligência artificial (IA).
A TransPerfect tem ainda investido em soluções que se integram com outras ferramentas de mercado. Por exemplo, o Adobe Journey Optimizer, para automatizar campanhas de marketing em várias línguas, e conectores empresariais como o ServiceNow. Mais recentemente, introduziu funcionalidades de IA generativa voltadas para o setor jurídico, como apoio em processos de eDiscovery e revisão documental.
Lisboa na mira
Em 2019, a TransPerfect anunciou oficialmente a abertura do primeiro escritório em Portugal, localizado no Parque das Nações, em Lisboa. A revelação foi feita no encerramento da conferência anual internacional de atendimento a clientes da empresa, realizada nesse ano na capital portuguesa.
O novo espaço foi concebido para acolher equipas de vendas, produção, atendimento e operações, com a missão de apoiar clientes tanto nesta região como no resto do mundo. A escolha de Lisboa foi estratégica, dado que a cidade concentra cerca de 35% do PIB nacional, sustentada por setores como a indústria transformadora, os serviços financeiros e o emergente ecossistema tecnológico.
Na ocasião, o presidente e CEO da TransPerfect, Phil Shawe, sublinhou a relevância do momento: “Este é um ano muito entusiasmante para a TransPerfect em Lisboa. Organizar aqui a nossa conferência internacional de atendimento a clientes dá a centenas de pessoas da família TransPerfect a oportunidade de vivenciar a cultura única da cidade, e ter o privilégio de anunciar a abertura do nosso mais recente escritório a partir de Lisboa é algo verdadeiramente especial”, afirmou na altura o CEO da empresa em comunicado.
A ligação a Portugal tem-se revelado cada vez mais importante para a TransPerfect. Em junho de 2025, a companhia aérea TAP formalizou uma parceria tecnológica com a nova dona da Unbabel para gerir os seus conteúdos digitais em 12 idiomas, recorrendo ao ecossistema GlobalLink. A solução foi integrada com plataformas como o Adobe Experience Manager e o Salesforce Connect, permitindo uma gestão mais ágil e consistente do conteúdo multilíngue com o objetivo de reforçar a experiência do cliente.
Com a incorporação da Unbabel e a colaboração com a TAP, Lisboa consolida-se como um pólo europeu de operações para a empresa norte-americana. Não apenas pelo crescimento da equipa local, mas também pela proximidade a talento tecnológico e académico de referência. O ECO tentou contactar a TransPerfect, mas sem sucesso até à conclusão deste artigo.
Aquisições em série
A TransPerfect trabalha com um portefólio amplo de marcas internacionais em setores como tecnologia, financeiro, turismo, saúde, gaming e retalho. Entre os clientes com casos públicos estão a Visa, Microsoft, UPS, Nikon, Bridgestone e Eaton, que utilizam o GlobalLink integrado com o Adobe Experience Manager. Há ainda estudos de caso para a multinacional de cloud Citrix, o grupo hoteleiro Mandarin Oriental, a plataforma de videojogos Xbox, a seguradora UnitedHealthcare e o Turismo do Qatar.
No capítulo de aquisições, a TransPerfect tem seguido uma estratégia ativa e diversificada, já que desde 2010 fechou a aquisição de 34 empresas. Pouco antes da compra da Unbabel no final de agosto de 2025, tinha adquirido a londrina Mill Co, a 14 de abril de 2025, o grupo suíço-alemão Apostroph no mesmo mês, a alemã SPEEECH (maio de 2025), a Technicolor Games (março de 2025), ativos da MPC e da The Mill (março de 2025) e a Blu Digital Group (janeiro de 2025). Ao todo, 2025 tornou-se o ano mais intenso da empresa em matéria de fusões e aquisições, com seis operações concluídas.
Nos últimos anos, já tinha integrado empresas como a Hiventy (2022, media), a Sterling Technology (2022, soluções de VDR), a Semantix (2021, líder nórdico) e a MoGi Group (2019, gaming). O histórico inclui ainda várias aquisições na área da legendagem e dobragem (Lylo, Lassostudios, Sublime, AGM Factory), consolidando um império no campo da tecnologia de conteúdos, media e entretenimento. No total, a TransPerfect realizou 34 aquisições, com destaque para os anos de 2025 (6), 2019 (4) e 2024 (3).
Em termos financeiros, o sucesso é bem visível, já que a TransPerfect tem vindo a registar um crescimento sustentado ao longo das últimas três décadas, apresentando resultados positivos todos os anos desde a sua fundação. Em 2022, alcançou receitas recorde de 1,16 mil milhões de dólares; em 2023, subiu para 1,20 mil milhões e em 2024 fixou novo máximo histórico, com 1,23 mil milhões de dólares, consolidando assim 32 anos consecutivos de crescimento. O que começou como um projeto universitário transformou-se e, hoje, é uma gigante tecnológica de dimensão global.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quem é a TransPerfect, a empresa que comprou a startup Unbabel?
{{ noCommentsLabel }}