📹 A estratégia europeia de defesa
Conselho da União Europeia adotou um pacote de 150 mil milhões de euros em empréstimos a condições favoráveis para compras conjuntas que reforcem a defesa.
No final de maio, o Conselho da União Europeia adotou um pacote de 150 mil milhões de euros em empréstimos a condições favoráveis para compras conjuntas que reforcem a defesa comunitária, que os países podem solicitar a Bruxelas até final do ano. A Portugal estão pré-alocados 5,8 mil milhões de euros.
Este pacote de empréstimos, designado como SAFE, tem por objetivo facilitar compras conjuntas de material militar entre os Estados-membros. Será financiado através de dívida conjunta emitida pela UE e depois transferida sob a forma de créditos aos Estados-membros que os solicitarem. Os Estados-membros devem elaborar os seus planos nacionais de investimento e apresentá-los até ao final de novembro. Depois, a Comissão avaliará cada plano. O objetivo de efetuar os primeiros desembolsos no início de 2026.
Este novo instrumento europeu de crédito em circunstâncias extraordinárias é uma das medidas do plano de 800 mil milhões de euros para defesa na UE.
Veja o vídeo para perceber em que consiste o plano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
📹 A estratégia europeia de defesa
{{ noCommentsLabel }}