5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 15 Setembro 2025

O Eurostat vai apresentar dados referentes ao mercado de trabalho da União Europeia e ao comércio internacional de bens na Zona Euro. A marcar o dia está ainda os dados da OCDE sobre o PIB do G20.

Esta segunda-feira, o Eurostat vai apresentar dados referentes ao mercado de trabalho da União Europeia e ao comércio internacional de bens na Zona Euro. A marcar o dia está ainda os dados da OCDE sobre o PIB do G20 e as mudanças nos preços dos combustíveis.

Como está o mercado de trabalho na UE?

O Eurostat vai divulgar dos dados sobre o mercado de trabalho do segundo trimestre de 2025 na União Europeia. Nos três primeiros meses do ano só 1,3% de todos os empregos que compõem o mercado de trabalho português estavam vagos nos primeiros três meses. Esta taxa foi das mais baixas da União Europeia, sendo que a média comunitária de empregos vagos fixou-se em 2,2% no primeiro trimestre.

OCDE revela dados do PIB do G20

Esta segunda-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai divulgar os dados do segundo trimestre do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem o G20, ou seja, os 19 maiores países do mundo mais a União Europeia. No primeiro trimestre de 2025, o PIB cresceu 0,8%, uma ligeira queda em relação aos 0,9% do trimestre anterior.

Como evoluiu o comércio internacional de bens na Zona Euro?

O Eurostat divulga também esta segunda-feira os dados de julho referentes ao comércio internacional de bens na Zona Euro. Em junho, o excedente da balança comercial de bens da Zona Euro encolheu significativamente, quer em comparação com o mesmo mês do ano passado (-66%), quer em relação ao mês anterior. A Zona Euro registou um excedente de sete mil milhões de euros nas transações de bens com o resto do mundo, uma queda significativa face ao excedente de 20,7 mil milhões registado em junho de 2024, representando aproximadamente um terço deste valor.

Investidores reagem a resultados da Ibersol

Na sessão da bolsa desta segunda-feira os investidores vão reagir aos resultados da Ibersol revelados na sexta-feira. A cotada fechou a primeira metade do ano com um resultado líquido das operações continuadas de 1,6 milhões de euros, menos 11% que os 1,8 milhões registados até junho de 2024. O volume de negócios cresceu 17,8%, para 246,7 milhões de euros, “sendo que metade deste crescimento se deve à integração das unidades KFC via aquisição da NRS em julho de 2024”, explica a empresa.

Gasóleo desce meio cêntimo e gasolina sobe meio cêntimo

Esta semana, o preço dos combustíveis vai ter comportamentos diferentes. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer meio cêntimo, a partir desta segunda-feira, e o da gasolina deverá subir meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado. Assim, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,560 euros por litro de gasóleo simples e 1,716 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião