Crédito ao consumo sobe 9% para recorde de 5,3 mil milhões de euros até julho

Crédito aos consumidores continua a subir de forma expressiva à boleia dos empréstimos para obras em casa e para a compra de carro. Em sete meses atingiu os 5,3 mil milhões de euros.

Bancos e financeiras concederam aos consumidores um montante recorde de 5,3 mil milhões de euros entre janeiro e julho, o que representa uma subida de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Todos os segmentos de crédito ao consumo cresceram neste período, com particular destaque para os empréstimos para a compra de carro e para o lar e fazer obras.

No caso do crédito automóvel, as novas operações atingiram os 2,1 mil milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, crescendo quase 12% em termos homólogos. Deste montante, mais de 1,5 mil milhões correspondem a financiamento às famílias para a compra de carro usado.

Já no que toca ao crédito pessoal, que continua a representar a principal fatia do crédito ao consumo, os consumidores pediram 2,38 mil milhões de euros até julho, um crescimento de 9,9%.

Dentro deste segmento, o crédito para o lar, obras e outras finalidades somou 9,6% para 2,3 mil milhões de euros.

O crédito concedido através de cartões, linhas ou facilidades a descoberto também subiu, mas apenas 1%, atingindo os 830 milhões de euros.

Crédito ao consumo em alta

Fonte: Banco de Portugal

Sobe há 16 meses seguidos

Em termos mensais, o novo crédito ao consumo atingiu o valor mais elevado de sempre em julho, na ordem dos 826 milhões de euros, mais 11% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Há 16 meses consecutivos que se mantém esta tendência de crescimento. A última quebra foi em março de 2024.

Em julho, tanto o crédito pessoal como o crédito automóvel tiveram crescimentos de 12%, enquanto os cartões de crédito somaram 8%.

(notícia atualizada às 12h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo sobe 9% para recorde de 5,3 mil milhões de euros até julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião