Manifestação de imigrantes aquece após Ventura aparecer
As pessoas que estavam na manifestação dirigiram-se a André Ventura a gritar palavras como "fascista", "racista" e "Portugal é de quem trabalha".
A manifestação de imigrantes que decorria de forma pacífica junto ao parlamento esta quarta-feira à tarde terminou com muita contestação depois de o líder do Chega, André Ventura, ter aparecido no local.
Quando os manifestantes já estavam a abandonar a zona da Assembleia da República, o líder do Chega apareceu para falar aos jornalistas. Nessa altura, as pessoas que estavam na manifestação dirigiram-se a André Ventura a gritar palavras como “fascista”, “racista” e “Portugal é de quem trabalha”.
André Ventura disse então: “Querem regras, a lei serve para quem quer cumprir regras. A lei visa pôr regras, não vamos desistir”.
O líder do Chega saiu do plenário da Assembleia da República com vários deputados do seu partido, dirigiu-se à frente do edifício, onde se encontravam os manifestantes. Ventura permaneceu cerca de quinze minutos no local, onde esteve sempre acompanhado pela PSP e pela sua segurança pessoal.
O líder parlamentar do PSD acusou, depois, o presidente do Chega de ser “incendiário”, depois de André Ventura ter saído do hemiciclo para ir até uma manifestação de imigrantes em frente ao parlamento. A acusação foi feita por Hugo Soares durante o debate proposto pelo PS de constituição de uma comissão técnica independente sobre os incêndios de agosto, no qual André Ventura participou durante a primeira hora, tendo saído pouco depois das 16:00.
“Quando decorre um debate sério sobre incêndios, o deputado André Ventura fugiu de mansinho e está lá fora a provocar os imigrantes em Portugal, isto é uma vergonha”, acusou Hugo Soares. O deputado e dirigente do PSD sublinhou que, se muitos na bancada social-democrata podem considerar que a imigração precisa de ser controlada, nenhum foi perturbar uma “manifestação legítima”.
Várias centenas de pessoas, sobretudo imigrantes, estiveram esta tarde concentradas em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para pedir direitos e “documentos para todos”. A concentração, promovida pela associação Solidariedade Imigrante, foi marcada para as 14:00 e a essa hora, sob intenso calor, alguns manifestantes iam distribuindo águas.
(Artigo atualizado às 17h28)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Manifestação de imigrantes aquece após Ventura aparecer
{{ noCommentsLabel }}