Próximo governador do Banco de Portugal antecipa que juros se manterão estáveis “durante algum tempo”
Santos Pereira, que foi indigitado para o cargo de governador do Banco de Portugal, revelou aos deputados que se não se considera uma "'pomba' de certeza absoluta" na política monetária.
Indigitado para governador do Banco de Portugal, que tem assento no conselho do Banco Central Europeu (BCE), Álvaro Santos Pereira antecipa que as taxas de juro na Zona Euro se manterão estáveis “durante algum tempo” e que a futura evolução dependerá do desempenho da economia.
“Na Zona Euro, a taxa de inflação está cerca dos 2%. É bem possível que as taxas se mantenham constantes durante algum tempo”, adiantou Santos Pereira esta quarta-feira na audição na Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) a propósito da sua nomeação para liderar o supervisor financeiro.
“Como disse a presidente Christine Lagarde, em todas as reuniões se vai analisar se há necessidade de atuar ou não. (… As taxas de juro na Europa vão se manter estáveis durante algum tempo, mas dependerá se a economia melhorar ou não”, acrescentou.
Santos Pereira revelou ainda aos seus deputados que não se considera uma ‘pomba’, “de certeza absoluta” — termo atribuído aos decisores de política monetária que defendem uma visão mais expansionista.
Na semana passada, o BCE não mexeu nas taxas de juro, deixando a taxa de facilidade permanente de depósito nos 2% — nível em que se deverá manter até ao próximo verão, de acordo com as expectativas dos analistas.
(notícia atualizada às 12h56)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Próximo governador do Banco de Portugal antecipa que juros se manterão estáveis “durante algum tempo”
{{ noCommentsLabel }}