O pensamento crítico, a curiosidade ou a adaptabilidade estão entre as competências sociais que os universitários deverão desenvolver no novo ano letivo, segundo a UAX
UAX identifica as competências sociais mais procuradas pelas empresas no relatório «Como a tecnologia continua a transformar as profissões. A perspetiva do mundo laboral e académico.
Mais de 7.800 estudantes iniciam o curso nas salas de aula da Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) com os olhos postos num futuro profissional em que a IA e as tecnologias avançadas estão a transformar as empresas e exigem novas competências e conhecimentos. Para responder a estas necessidades formativas, a UAX, através do seu Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões, elaborou o relatório «Como a tecnologia continua a transformar as profissões. A perspetiva do mundo laboral e académico», em colaboração com a MIT Technology Review em espanhol.
O estudo reúne, entre outros temas-chave para o emprego, as competências identificadas por especialistas de empresas como Repsol, CaixaBank, Quirónsalud e AESIA. Eles citam o pensamento crítico porque permite uma relação estratégica com a IA, avaliando a qualidade, veracidade e relevância da informação e facilitando uma interpretação dos resultados com critério, de forma ética e responsável.
Além disso, destaca que ter funcionários interessados em aprender, experimentar e descobrir novas formas de trabalho é um valor para o desenvolvimento das empresas, e a capacidade de adaptação, uma vez que enfrentar novas disrupções com flexibilidade e agilidade é uma competência fundamental para continuar a agregar valor e não ficar para trás.
Outras competências são a inteligência emocional, uma vez que o desenvolvimento de competências comunicativas e interpessoais é essencial para trabalhar em equipa e estabelecer ligações eficazes com colegas e clientes, e o compromisso com a empresa construído através do alinhamento do propósito dos funcionários com o da organização, pois favorece a motivação e o envolvimento a todos os níveis.
Em linha com o protagonismo que as «soft skills» ganharam no novo paradigma profissional, a UAX complementa a formação académica através da UAX Skill School, uma iniciativa que este ano completará o seu quinto ano, capacitando os seus alunos com competências fundamentais para a sua empregabilidade.
NOVO ANO LETIVO
A UAX inicia assim o ano letivo 2025-26 com uma oferta formativa que garante qualidade, «alinhada com a procura de profissionais no mercado de trabalho». A universidade promove o desenvolvimento de talentos globais por meio de cursos totalmente em inglês, como o Mestrado em Marketing e Comunicação Desportiva da Escola Universitária UAX Rafa Nadal, o Bacharelado em Administração e Gestão de Empresas (ADE) e em Relações Internacionais ou, na área da saúde, o Bacharelado em Odontologia.
Além disso, a UAX amplia a flexibilidade e o acesso a uma formação «de excelência» através da sua formação online, incorporando novos cursos como o mestrado em medicina desportiva ou o mestrado universitário em desempenho desportivo e prevenção de lesões, ambos desenvolvidos em conjunto com a Quirónsalud.
Entre as novidades deste ano destacam-se os programas desenvolvidos em colaboração com empresas e organizações de prestígio, como o mestrado em formação contínua em cardiopatias congénitas, em colaboração com a Sociedade Espanhola de Cardiologia, ou a licenciatura em gestão desportiva online, desenvolvida em conjunto com a LaLiga, que é ministrada online a partir deste ano letivo.
Na área da Saúde, a UAX antecipa que continuará a impulsionar a inovação e a diferenciação na formação sob a abordagem OneHealth, integrando novas tendências de formação que oferecem uma visão holística da saúde humana, animal e ambiental. Assim, a Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde alargará a todos os seus cursos a formação em Saúde Digital que leciona há três anos no curso de Medicina e integrará conteúdos comuns e específicos de Saúde Sustentável com seminários e eventos que terão início no dia 24 de setembro com uma Jornada sobre Saúde Sustentável. Por sua vez, a Faculdade de Veterinária também incorpora um Centro de Simulação Veterinária que potenciará a formação prática dos estudantes deste curso desde o primeiro ano.
A estas novidades, acrescenta, soma-se o compromisso da UAX em facilitar o acesso à educação através de planos de bolsas de estudo destinados a estudantes com excelentes resultados académicos, tanto a nível local, com ajudas da Câmara Municipal de Villanueva de la Cañada, como a nível internacional, através de programas em colaboração com entidades como a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Câmara Municipal de Rionegro, Colômbia, entre outras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O pensamento crítico, a curiosidade ou a adaptabilidade estão entre as competências sociais que os universitários deverão desenvolver no novo ano letivo, segundo a UAX
{{ noCommentsLabel }}