Pulido Valente sucede a… Pulido Valente na liderança do IAPMEI
Ministério da Economia designou Pulido Valente para presidente do IAPMEI e Carla Branco Santos como vogal em comissão de serviço de cinco anos". Já estavam em funções desde 2024.
José Pulido Valente foi nomeado para um mandato de cinco anos como presidente do IAPMEI, de acordo com o despacho publicado esta terça-feira em Diário da República. O responsável já está no cargo desde setembro de 2024, mas em regime de substituição.
O ex-ministro da Economia, Pedro Reis, afastou Luís Guerreiro da presidência do IAPMEI com o objetivo de “dar um novo impulso a este organismo”. Luís Guerreiro tinha sido uma escolha do antecessor na pasta, António Costa Silva. Tendo em conta que a mudança foi repentina, Pulido Valente passou a ocupar a presidência em regime de substituição.
Mas o despacho de nomeação desta terça-feira descreve o episódio de outra forma: “os cargos de presidente e de (um) vogal do conselho diretivo do IAPMEI ficaram vagos, tendo-se procedido à respetiva designação em substituição, respetivamente através do Despacho n.º 11006/2024, de 12 de setembro de 2024, e do Despacho n.º 12749/2024, de 21 de outubro de 2024, de modo a assegurar o normal funcionamento do serviço até provimento definitivo dos mesmos”.
Depois foi lançado o concurso pela CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que tem depois de enviar à tutela, neste caso o Ministério da Economia e Coesão, o relatório com final com as propostas de designação de entre os candidatos que possuem “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções”, neste caso para exercer as funções de presidente e vogal do IAPMEI.
“Considerando que o licenciado José Guilherme Potier Raposo Pulido Valente integra a lista de candidatos propostos à designação pela CReSAP para o cargo de presidente, e que a licenciada Carla Sofia Gonçalves de Oliveira Branco Santos integra a lista de candidatos propostos à designação pela CReSAP para o cargo de vogal”, o Ministério da Economia designou-os “em comissão de serviço, por um período de cinco anos, para o conselho diretivo do IAPMEI”.
O prazo de cinco anos começou a contar a 1 de setembro, data em que o despacho produz efeito.
O exercício prévio do cargo beneficia os candidatos que se encontram em regime de substituição em detrimentos dos restantes no momento da seleção e por isso esta é uma prática comum na administração pública. Apesar de as regras de recrutamento terem mudado em 2011 para introduzir “maior transparência, mérito e igualdade de oportunidades” o recurso ao regime de substituição continua a ser muito comum, atravessando legislaturas e cores partidárias.
Dos 165 concursos abertos em 2021, ano para o qual há dados compilados, 78% acabaram por resultar na nomeação definitiva de pessoas que tinham sido antes nomeadas em substituição, escreveu o Público aquando da nomeação do diretor-geral da Segurança Social em regime de substituição, em fevereiro desse ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pulido Valente sucede a… Pulido Valente na liderança do IAPMEI
{{ noCommentsLabel }}