Exclusivo Mercadona chega ao Algarve em 2026 e vai criar 200 empregos
O processo de recrutamento para as lojas no Algarve está já em curso. Ainda este ano, cadeia vai abrir as duas primeiras lojas na cidade de Lisboa.
A Mercadona vai chegar ao Algarve no último trimestre do próximo ano com a abertura de dois supermercados em Portimão e Faro, criando 200 postos de trabalho. Já está a recrutar.
A poucos dias de assinalar as 65 lojas abertas em Portugal, em 12 dos 18 distritos do país, a cadeia espanhola de supermercados já tem data para a expansão mais a Sul: chega ao Algarve no último trimestre do próximo ano, com abertura de loja no Nova Vila Retail Park, em Portimão, e no Vale da Amoreira, em Faro, sete anos depois da abertura da primeira loja no país, no Canidelo (Vila Nova de Gaia), em julho de 2019.
“A chegada à região do Algarve era muito pedida há vários anos e representa um marco importante no nosso caminho de internacionalização. Trará os desafios naturais de uma zona que conjuga sazonalidade e vida durante todo o ano, que as nossas equipas estavam ansiosas por agarrar. Além disso, muitos daqueles que são nossos clientes em Portugal hoje em dia, veem no Algarve um elo de ligação à Mercadona, porque nos conheceram pelos passeios que fazem a Ayamonte há muitos anos”, comenta Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal.
Beja e Algarve em 2026
A chegada à região algarvia surge no mesmo ano em que a cadeia deverá chegar a Beja, a segunda cidade alentejana a receber a insígnia dois anos depois da chegada a Évora. A expansão a Sul é conhecida depois do início de atividade do bloco logístico de Almeirim, no qual a empresa investiu 290 milhões de euros, sustentando a operação a sul e no país.
O investimento que será feito na expansão para o Algarve não é conhecido, mas este ano a empresa tem previsto um investimento de mais de 157 milhões de euros, elevando para mais de 1.100 milhões de euros já canalizados para o país — o seu primeiro mercado de internacionalização — onde já emprega cerca de 7.000 pessoas.
Ainda este ano, a retalhista tem aberturas de lojas previstas. A 9 de outubro abrem a terceira loja em Matosinhos (na rua de São Gens); a 16 de outubro em Frielas (Loures) e Palmela; em novembro, ainda sem data, as duas primeiras lojas na cidade de Lisboa, com localização na Alta de Lisboa e Quinta do Lambert, e no Porto (Amial), completando o total de 10 lojas previstas para este ano.
Recrutamento para o Algarve arranca já
Apesar das aberturas para o Algarve estarem previstas para a reta final de 2026, a cadeia já está a recrutar para as 200 posições em aberto em Portimão e Faro, para funções que vão desde operador de supermercado a auxiliar de manutenção.
Todos os novos trabalhadores passam por um período de formação — que começará em janeiro de 2026, em lojas em Portugal —, sendo oferecido um contrato efetivo e remuneração desde o primeiro dia. Durante esse período de formação, todas as despesas estão a cargo da empresa – alimentação, transporte, estadia e também viagens a casa de 15 em 15 dias para todos os colaboradores, esclarece a companhia.
Este ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5% do salário base, para 1.247 euros brutos por mês, valor a que acrescem o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, o colaborador soma ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano civil completo é equivalente a um salário extra e, a partir dos quatro anos de antiguidade, é de dois salários extra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadona chega ao Algarve em 2026 e vai criar 200 empregos
{{ noCommentsLabel }}