OMC revê em alta crescimento do comércio mundial para 2,4% em 2025
A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que "a resiliência do comércio em 2025 deve-se em grande parte à estabilidade proporcionada pelo sistema comercial multilateral baseado em regras".
O comércio mundial de mercadorias deverá crescer 2,4% em volume este ano (contra 0,9% estimado em agosto), indicou esta terça-feira a OMC, que, por outro lado, reduziu as previsões para 2026 devido às tarifas norte-americanas.
Em comunicado, a Organização Mundial do Comércio (OMC) informa que o comércio mundial de mercadorias deverá crescer 0,5% em 2026, contra 1,8% estimado em agosto.
Em 2025, o comércio mundial de mercadorias superou as expectativas devido ao “aumento dos gastos com produtos baseados em IA, ao impulso das importações norte-americanas antes do aumento das tarifas e à força do comércio com o resto do mundo”, indicou a OMC no comunicado.
Assim, no primeiro semestre de 2025, o aumento do comércio de bens foi de 4,9% em termos homólogos, adiantou. “Os semicondutores, servidores e equipamentos de telecomunicações impulsionaram quase metade da expansão comercial total no primeiro semestre do ano”, analisou a organização, que destacou o papel sólido da Ásia nas exportações desses produtos.
Em comunicado, a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que “a resiliência do comércio em 2025 deve-se em grande parte à estabilidade proporcionada pelo sistema comercial multilateral baseado em regras”.
“No entanto, a complacência não é uma opção. As atuais perturbações do sistema comercial mundial são um apelo à ação para que as nações repensem o comércio e estabeleçam em conjunto bases mais sólidas que conduzam a uma maior prosperidade para todos”, acrescentou.
De acordo com economistas da OMC, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial será de 2,7% em 2025 e 2,6% em 2026.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OMC revê em alta crescimento do comércio mundial para 2,4% em 2025
{{ noCommentsLabel }}