Oliveira Gomes entra na corrida à presidência da CPAS

A lista liderada por Oliveira Gomes defende que a CPAS deve voltar a ser um "instrumento de confiança", e "não de preocupação".

O advogado Oliveira Gomes apresentou a candidatura à presidência da direção da Caixa de Previdência dos Advogados, Solicitadores e Agentes de Execução (CPAS) nas eleições para o triénio 2026–2028. O candidato promete uma “transformação profunda da instituição”.

A candidatura de Oliveira Gomes aposta em cinco eixos: rever o modelo contributivo, “tornando-o mais justo, progressivo e adaptado às diferentes fases da carreira profissional”; apoiar os jovens profissionais, com “medidas concretas para aliviar o peso contributivo no início da atividade”; proteger os beneficiários seniores, “reforçando a segurança e dignidade na reforma”; criar um seguro coletivo para doenças graves, com especial enfoque em patologias oncológicas; e modernizar e aproximar a CPAS, promovendo transparência, simplificação de processos e diálogo permanente com os beneficiários.

A lista defende que a CPAS deve voltar a ser um “instrumento de confiança”, e “não de preocupação”. “Uma Caixa que protege, que ampara, que motiva. Uma Caixa verdadeiramente previdente”, lê-se no comunicado.

Sob o mote “Juntos, podemos mudar. Juntos, podemos devolver o orgulho à CPAS”, a candidatura é composta ainda por Pedro Tenreiro Biscaia, Mariana Ferreira Macedo e Ana Cláudia Martins. Maria de Belém Roseira é mandatária.

A eleição para a CPAS decorrerá por voto eletrónico nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oliveira Gomes entra na corrida à presidência da CPAS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião