Comissão Europeia inclui projetos energéticos portugueses na lista de interesse comum
A Comissão Europeia incorporou projetos portugueses na Lista da União dos Projetos de Interesse Comum (PCI) e na de Interesse Mútuo (PMI), considerando que serão determinantes para o futuro europeu.
A Comissão Europeia incorporou projetos portugueses na Lista da União dos Projetos de Interesse Comum (PCI) e na de Interesse Mútuo (PMI), considerando que estes serão determinantes para o futuro energético europeu.
Entre os projetos listados consta a interligação elétrica Beariz–Fontefría–Ponte de Lima–Vila Nova de Famalicão, e a infraestrutura interna portuguesa de hidrogénio, que interliga Portugal–Espanha, e o segmento transfronteiriço conhecido como BarMar.
O Ministério do Ambiente e Energia considera o instrumento europeu “essencial para orientar o investimento em infraestruturas energéticas críticas, identificando os projetos considerados vitais para a segurança energética, a integração do mercado interno e o cumprimento das metas climáticas da União Europeia”.
A inclusão de Portugal “reafirma o país como parceiro fiável, com propostas tecnicamente sólidas, ambientalmente robustas e plenamente alinhadas com as prioridades da transição energética europeia”, lê-se em comunicado.
A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado, sublinha que “estes resultados demonstram a qualidade excecional do trabalho técnico realizado pelas equipas nacionais, que apresentaram projetos sólidos, maduros e alinhados com as prioridades da União Europeia“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia inclui projetos energéticos portugueses na lista de interesse comum
{{ noCommentsLabel }}