App 29k da Fundação José Neves quer ajudar jovens a lidar com stress. Já tem 25 mil utilizadores

A app adicionou novas ferramentas para ajudar os jovens dos 15 aos 20 anos a lidarem com as adversidades e o stress, de forma a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental.

A aplicação portuguesa 29k da Fundação José Neves (FJN) adicionou novas ferramentas para ajudar os jovens dos 15 aos 20 anos a lidarem com as adversidades e o stress, de forma a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental. A cantora Nenny, o bailarino António Casalinho são os novos embaixadores da 29k. A app já alcançou os 25 mil utilizadores registados.

A aposta da app nos mais jovens é “mais um passo importante para que o programa de desenvolvimento pessoal da FJN possa chegar a todos os portugueses”, começa por dizer Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.

“Existe um problema de saúde mental nas faixas etárias mais jovens que não pode ser ignorado. A juventude é uma fase desafiante, na qual as mudanças físicas, emocionais e sociais tornam os jovens particularmente vulneráveis ao desenvolvimento de problemas de saúde mental. A app 29k FJN é uma ferramenta que os pode ajudar a lidar com os seus problemas e frustrações. Está comprovado que quando bem utilizada pode gerar um impacto duradouro e muito positivo”, acrescenta, em comunicado.

Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José NevesRicardo Castelo

Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que, a nível mundial, a prevalência de jovens com é doença mental é de cerca de 20%, e continua a crescer. Atualmente, estima-se que um em cada sete jovens (entre os 10-19 anos) tem problemas de saúde mental e que o suicídio é a quarta principal causa da morte de jovens dos 15 aos 29 anos.

“A adolescência é uma fase de transformação das nossas emoções, em que muitas vezes experienciamos períodos de sofrimento e em que existe o risco de podermos desenvolver problemas de saúde mental. Acreditamos que através do desenvolvimento pessoal podemos promover um melhor bem-estar e uma melhor saúde mental”, explica Pedro Morgado, vice-presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenador científico da aplicação 29k FJN.

“A aplicação 29k FJN desenvolveu cursos dedicado aos jovens dos 15 aos 20 anos porque acreditamos que se promovermos a saúde mental e o desenvolvimento pessoal nesta faixa etária podemos verdadeiramente construir um futuro mais saudável e um futuro mais feliz”, salienta.

Os três cursos direcionados para os mais jovens — “Lidar com o stress”, “Construir relações” e “Sê teu amigo” — têm como embaixadores vários jovens portugueses, entre os quais a cantora Nenny, o bailarino António Casalinho.

Veja aqui os vídeos com as declarações dos embaixadores jovens.

A app da Fundação José Neves é gratuita, está disponível para iOS e Android e pode ser descarregada através deste link.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App 29k da Fundação José Neves quer ajudar jovens a lidar com stress. Já tem 25 mil utilizadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião