Emissões de CO2 na União Europeia já superam pré-pandemia

União Europeia emitiu mais toneladas de CO2 e equivalentes (CO2e) no último trimestre do ano passado do que nos mesmos três meses de 2019, antes da pandemia.

As emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera na União Europeia (UE) no último trimestre de 2021 superaram as registadas no mesmo trimestre de 2019, antes da pandemia. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, foram emitidas para a atmosfera 1.041 milhões de toneladas de CO2 e equivalentes (isto é, outros gases com efeito de estufa, como o metano) entre outubro e dezembro. O valor está “ligeiramente acima” das 1.005 milhões de toneladas emitidas pela UE no último trimestre de 2019.

Emissões totais de CO2e

Fonte: Eurostat

Deste modo, as emissões de gases com efeito de estufa, que contribuem para as alterações climáticas e o aquecimento global, já regressaram a níveis pré-Covid. A recuperação está relacionada com a retoma da atividade económica, depois de a pandemia ter afundado as emissões, por causa dos confinamentos.

Pelo contrário, no terceiro trimestre, as emissões tinham ficado “ligeiramente abaixo” do registado nos mesmos três meses de 2019.

No final do ano passado, os setores económicos que geraram mais emissões na UE foram a habitação (22%), fabricação e fornecimento elétrico (ambos com 21%), agricultura (12%) e transporte e armazenamento (11%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissões de CO2 na União Europeia já superam pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião