Hoje nas notícias: IEFP, salários dos políticos e creches

  • ECO
  • 19 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Após ter sido nomeada em regime de substituição e na sequência da polémica com o subsídio de desemprego, a presidente do IEFP demitiu-se. A antiga ministra Alexandra Leitão considera que os membros do Governo “são mal pagos”. Ainda no plano económico, as crianças sem vaga nas IPSS só vão ter direito a creche gratuita no privado em janeiro. Os bancos chegaram a um acordo final sobre venda dos fundos da ECS, num negócio que ronda os 850 milhões.

Presidente do IEFP demite-se após a polémica com o subsídio de desemprego

A presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) demitiu-se após a polémica com o subsídio de desemprego. O pedido já foi aceite pelo Governo e acontece depois de ter sido conhecido que Maria Adelaide Franco recebeu um subsídio de desemprego após ter cessado o contrato com a empresa que fundou (Mindsetplus) — e na qual viria a ser reintegrada. Contudo, ao mesmo tempo, a responsável manteve atividades “pontuais” e “não remuneradas” com a empresa. Ao Negócios, o Executivo esclarece que estão a ser “agendadas entrevistas” para a substituir.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Membros do Governo são “mal pagos”, diz Alexandra Leitão

A antiga ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, considera que os “cargos executivos do Governo são mal pagos” não apenas pelo “pelo volume de trabalho, mas pela responsabilidade e pela visibilidade” que têm. “Acho, por exemplo, os presidentes de câmara municipal e em geral, os autarcas, são muito mal pagos. De um modo geral, em Portugal os políticos não são bem pagos”, acrescenta. A ex-ministra diz que “o PS não pode tornar a não ter comparência nas presidenciais” e é contra uma polarização do Governo com o Chega.

Leia a entrevista completa no Expresso (acesso pago)

Fundos ECS vendidos por cerca de 850 milhões de euros

Os fundos ECS vão ser vendidos por cerca de 850 milhões de euros à sociedade de gestão de investimentos dos Estados Unidos Davidson Kempner Partners. Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, Santander Portugal e Oitante (ex-Banif) chegaram a acordo com os norte-americanos para a venda dos fundos FLIT e Recuperação Turismo, além da gestão da sociedade. De fora do acordo ficou o Fundo de Recuperação, que vai manter-se do lado dos bancos. A operação deverá ficar concluída no final deste ano.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Creche gratuita no privado só a partir de janeiro

A partir de setembro, as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 vão ter acesso a creche gratuita nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). No privado, no entanto, a medida apenas vai arrancar a partir de 1 de janeiro porque ainda estão a decorrer as negociações com a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, de forma a incluir crianças que vão ficar sem lugar nas IPSS.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Prémio para autarquias com menos incêndios foi chumbado

A Agência para a Gestão dos Incêndios Florestais propôs que as autarquias com menos incêndios e menos floresta ardida recebessem um prémio. A medida foi sugerida em 2021, no âmbito da revisão da lei das transferências para as autarquias mas não passou “nem no Governo, nem nos partidos da Assembleia da República”, revela o presidente da agência, Tiago Oliveira, em entrevista ao Diário de Notícias.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IEFP, salários dos políticos e creches

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião