No Banco de Inglaterra já se fala em subir juros… e a libra acelera

A Fed já começou a subir os juros nos EUA e no Banco de Inglaterra também já se fala em apertar política monetária perante recuperação da economia e riscos da inflação.

No Banco de Inglaterra já se fala em subir as taxas de juro. Um dos nove membros do comité de política monetária do banco central britânico votou a favor de um agravamento dos juros de referência. Outros responsáveis indicaram que poderão seguir as mesmas pisadas nas próximas reuniões. Com isto, a libra volta a acelerar.

O banco manteve a taxa de juro de referência no mínimo histórico, fixado nos 0,25%, numa votação que não foi totalmente unânime. Kristin Forbes divergiu da opinião dos restantes oito membros que compõem o comité de política monetária do Banco de Inglaterra.

Para a responsável, as perspetivas para a subida dos preços acima da meta do banco central nos próximos três anos, combinadas com poucos sinais concretos de abrandamento económico, exigem uma mudança imediata no rumo da política monetária do Banco de Inglaterra. Isto apesar de a opinião geral apontar para um cenário de equilíbrio entre o desejo de dar maior apoio à economia e receios quanto à inflação.

Forbes votou a favor de uma subida da taxa em 25 pontos, para 0,5%. E a grande maioria dos seus colegas adiantou que não deverá demorar muito mais tempo até o banco central adotar a mesma decisão de apertar a política monetária no Reino Unido.

“Com a inflação a subir de forma acentuada, e sinais mistos em relação ao abrandamento da atividade doméstica, alguns membros notaram que serão necessários apenas mais alguns desenvolvimentos favoráveis relativamente à atividade económica ou inflação para que eles considerem que possa ser garantida uma contração imediata da política monetária”, lê-se nas atas da reunião do Banco de Inglaterra deste mês.

"Com a inflação a subir de forma acentuada, e sinais mistos em relação ao abrandamento da atividade doméstica, alguns membros notaram que serão necessários apenas mais alguns desenvolvimentos favoráveis relativamente à atividade económica ou inflação para que eles considerem que possa ser garantida uma contração imediata da política monetária.”

Banco de Inglaterra

Neste cenário, a libra ganha terreno face às principais divisas mundiais. Valoriza 0,6% para 1,2345 euros e aprecia 0,44% para 1,1518 dólares. A moeda tende a apresentar valorizações quando o mercado antecipa uma subida das taxas diretoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

No Banco de Inglaterra já se fala em subir juros… e a libra acelera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião