Preço do gás natural cai 4% após UE querer impor teto máximo

União Europeia quer impor um teto máximo de preço ao gás natural que é importado da Rússia. Ministros de Energia da UE devem reunir-se esta sexta-feira.

Os preços do gás natural na Europa estão a cair 4% esta quinta-feira, acumulando uma queda de 15% nos últimos cinco dias. Este desempenho acontece depois do disparo de 25% no início da semana e horas depois de a União Europeia (UE) ter proposto impor um teto máximo de preço ao gás natural que é importado da Rússia.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em outubro está esta manhã a cair 4,15% para 205 euros por MWh, o equivalente a uma queda de 14,82% nos últimos cinco dias. Este desempenho é uma correção dos preços face ao disparo de 25% que acontece há dois dias.

Evolução do preço do gás natural na Europa desde março.

O Presidente russo ameaçou esta quarta-feira interromper as exportações de petróleo e gás natural da Rússia se fossem impostos preços máximos pelos compradores europeus. Horas depois desta ameaça, a UE propôs mesmo impor tetos máximos ao preço do gás natural comprado a Moscovo.

A petrolífera estatal russa Gazprom interrompeu na semana passada os fluxos do gasoduto Nord Stream 1, cortando uma percentagem substancial do fornecimento para a Europa. Nesse dia, os preços do gás natural dispararam 25%.

Este impasse entre o Ocidente e a Rússia pode fazer subir ainda mais os preços do gás natural na Europa, aumentando as “contas” que os governos da UE estão a pagar para impedir que os fornecedores de energia entrem em colapso e que os menos favorecidos congelem nos próximos meses frios.

Os ministros de Energia da UE devem reunir-se esta sexta-feira para uma reunião de emergência. “Vamos propor um teto para o preço do gás russo. Devemos cortar as receitas da Rússia que Putin usa para financiar esta guerra atroz na Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em declarações aos jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural cai 4% após UE querer impor teto máximo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião