5 coisas que vão marcar o dia

A Direção-Geral do Orçamento divulgar a síntese de execução orçamental até agosto deste ano, enquanto a OCDE atualiza as suas previsões económicas para os países pertencentes ao G20. 

Esta segunda-feira, a Direção-Geral do Orçamento vai divulgar a síntese de execução orçamental até agosto deste ano, enquanto os mercados vão reagir aos resultados das eleições em Itália. Os investidores vão estar atentos ao discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e serão conhecidas atualizações das previsões económicas para os países do G20.

Como vão reagir os mercados ao resultado das eleições italianas?

A extrema-direita venceu as eleições gerais antecipadas deste domingo em Itália. Com Giorgia Meloni em vias de se tornar primeira-ministra, resta saber como vão reagir os mercados, depois de, na sexta-feira, o europeu Stoxx 600 ter fechado em mínimos de dezembro de 2020. Os investidores temem o impacto da mudança política em Itália, um país que tem uma dívida pública superior a 150% do PIB.

OCDE atualiza previsões económicas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) atualiza esta segunda-feira as suas previsões económicas para os países pertencentes ao G20. O PIB do G20 caiu 0,4% em cadeia no segundo trimestre de 2022, depois de ter crescido 0,5% no primeiro trimestre, de acordo com estimativas provisórias da OCDE divulgadas na semana passada. O português Álvaro Santos Pereira, economista chefe da OCDE, dá uma conferência de imprensa às 9h30 de Lisboa.

Como evoluiu o défice?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental até agosto. Nos primeiros sete meses deste ano, Portugal registou um excedente orçamental de 432 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 7,6 mil milhões em relação ao mesmo período de 2021.

Combustíveis mais baratos

O combustível volta a ficar mais barato esta semana. O preço do gasóleo vai descer 1,5 cêntimos por litro e a gasolina ficará um cêntimo mais barata, apurou o ECO junto de fonte do setor. Contas feitas, deverá passar a pagar 1,745 euros por litro de gasóleo simples e 1,685 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na semana passada, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Lagarde discursa no Parlamento Europeu

A Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vai discursar perante a comissão dos assuntos económicos e monetários (ECON) do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Os investidores deverão prestar especial atenção ao seu discurso, numa altura em que se adensam os receios de recessão na Zona Euro. A atividade económica na Zona Euro voltou a degradar-se em setembro, devido ao impacto da subida dos preços no consumo das famílias e nos negócios das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião