Banco de Fomento duplica lucro para 23 milhões em 2021

Instituição liderada por Beatriz Freitas registou uma subida de 135% dos lucros no ano passado à boleia do forte crescimento do produto bancário, que inclui margem financeira e comissões.

O Banco Português de Fomento (BPF) apresentou um lucro de 22,86 milhões de euros em 2021, o que representa uma subida de 135% (mais do dobro) em relação ao resultado de 9,7 milhões alcançado no ano anterior.

As contas foram aprovadas esta segunda-feira em assembleia geral da instituição liderada por Beatriz Freiras, que explica que o aumento do lucro se deve sobretudo ao crescimento do produto bancário, que inclui a margem financeira e comissões e que cresceu 40% dos 32 milhões de euros para os 44,7 milhões.

O banco adianta que, através dos seus instrumentos, apoiou cerca de 13 mil empresas ao longo do ano passado, através de 2,1 mil milhões de euros de financiamento garantido por linhas de garantia mútua, do coinvestimento de quase 50 milhões em empresas através de instrumentos de capitalização, e do financiamento de 18,7 milhões em instrumentos de dívida.

O BPF dispõe de 30 linhas de garantia mútua e 14 instrumentos de capital, dos quais destaca em 2021, o lançamento de linhas adicionais no âmbito do quadro de apoio à pandemia COVID-19 e do Fundo de Capitalização e Resiliência.

Para Beatriz Freitas, que se prepara para deixar a liderança do BPF, estes dados “resumem a enorme relevância que a instituição assume na promoção e no desenvolvimento económico de Portugal”.

“O ano de 2021 foi bastante desafiante para o banco e para as suas equipas. Por um lado, foi chamado a intervir na execução e desenvolvimento de soluções de financiamento e investimento para as empresas, quer no âmbito das medidas do combate ao impacto do COVID-19, quer na implementação do PRR. Por outro, em 2021 registou a alteração dos seus órgãos de administração, bem como de políticas e procedimentos de fiscalização e reorganização interna”, diz a responsável em comunicado.

Salienta o “trabalho assinalável” do banco no “desenvolvimento do seu modelo organizacional e de controlo interno” do banco criado em novembro de 2020.

(Notícia atualizada às 16h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento duplica lucro para 23 milhões em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião