Mais de 25% do negócio da SIBS é feito além-fronteiras

Entre os mais de 20 mercados onde a SIBS está presente, a Polónia e a Roménia são os países mais relevantes. A aposta na internacionalização é para aprofundar, garante a presidente da SIBS.

A SIBS fechará o ano com 8,7 mil milhões de transações, mais 17% face a 2021. Em média, a empresa que controla a rede Multibanco e o MB Way processa por dia cerca de 24 milhões de operações nos mais de 20 mercados onde está presente, revelou Madalena Cascais Tomé, presidente da SIBS, esta terça-feira numa reunião com jornalistas para apresentar o lançamento de mais uma funcionalidade do MB Way, as subscrições autorizadas.

“A escala é fundamental para evoluir e para fazer investimento”, refere a líder da empresa dona do Multibanco e do MB Way, sublinhando a vontade de “continuar a crescer internacionalmente e de forma inorgânica, sobretudo na Europa”.

Apesar da aposta na internacionalização, grande parte do negócio da empresa ainda é feito em Portugal. A posição da SIBS na economia nacional é de tal forma dominador que em julho a Autoridade da Concorrência acusou a empresa “por uma prática de vendas ligadas, passível de restringir a concorrência e a inovação no setor dos serviços de pagamento”.

Questionada sobre esta situação, Madalena Tomé diz apenas que “nós [a SIBS] não nos revemos em qualquer acusação que diga que o mercado é fechado”, rejeitando qualquer comportamento de bloqueio a qualquer empresa que tenha procurado entrar no mercado nacional.

A SIBS tem como acionistas a maioria dos principais bancos que operam em Portugal, com destaque para o Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos, Banco Santander Totta e Banco BPI que detêm, cada um, mais de 10% do capital da empresa.

Roménia e Polónia no centro da internacionalização do negócio

Desde que Madalena Tomé assumiu as rédeas da empresa em 2015 que a estrutura do negócio da SIBS tem também vindo a mudar, sobretudo no plano da inovação e da internacionalização. Madalena Tomé destaca, por exemplo, que um terço do negócio gerado atualmente não existia há sete anos e que um quarto do negócio da SIBS já é gerado fora de Portugal, com particular destaque nos mercados romenos e polacos.

Na Polónia, a operação arrancou em 2008 com a gestão de ATM mas teve um grande impulso em 2018 com a aquisição da Paytel, uma empresa que controlava apenas 3% do mercado de processamento de pagamentos no país. Hoje, sob a liderança de Hugo Araújo, que entrou na SIBS como trainee, a Paytel alavancou a quota de mercado para o triplo, avança Madalena Tomé.

Na Roménia, um dos países com a mais baixa taxa de bancarização na Europa, a SIBS tem uma das suas duas fábricas de produção e personalização de cartões bancários (a outra está em Portugal em Mem Martins) que produzem cerca de 20 milhões de cartões bancários por ano.

A operação romena foi reforçada em setembro de 2020 com a aquisição da Romcard/Supercard, uma filial da falida Wirecard. Sem avançar números, Madalena Tomé refere apenas que a SIBS tem feito um “investimento significativo” no país onde trabalhar com cerca e 1.500 ATM de diferentes operadores e onde espera instalar 50 ATM próprias até ao final do ano.

MB Way é utilizado por 4,5 milhões de utilizadores

No próximo ano a SIBS comemora 40 anos de atividade. Entre as marcas mais relevantes do seu portefólio está o Multibanco, que nasceu em 1985, e mais recentemente o MB Way. Com sete anos de vida, o MB Way conta já com mais de 4,5 milhões de utilizadores, mais 30% face aos 3,5 milhões que detinha no final do ano passado.

Madalena Tomé revela ainda que, nos primeiros nove meses do ano, o número de operações no MB Way regista um aumento de 70% face ao ano anterior e que a aplicação de pagamentos eletrónicos da SIBS já saltou barreiras, estando atualmente a ser utilizado em Angola e Timor.

Sem avançar números sobre o volume de negócios, a líder da SIBS diz apenas que o custo do processamento das operações por MB Way representa cerca de 5% a 10% do custo de um processamento eletrónico e que entre janeiro e abril o volume de donativos recebidos por MB Way pelas 120 organizações não-governamentais com acordo com a SIBS superou 1,4 milhões de euros, o dobro do verificado em igual período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 25% do negócio da SIBS é feito além-fronteiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião