Paula Gomes Freire espera que em 2023 o mercado da advocacia se mantenha “competitivo” e “dinâmico”. A líder da VdA acredita que a capacidade de atração e retenção de talento estarão na ordem do dia.
Paula Gomes Freire, managing partner da Vieira de Almeida, sublinhou que em 2022 a atividade dos clientes manteve-se focada em oportunidades de investimento, destacando operações de M&A nos setores Imobiliário, Energia e TMT.
Para 2023, espera que o mercado da advocacia se mantenha “competitivo” e “dinâmico”. A líder da VdA acredita que a capacidade de atração e retenção de talento estarão na ordem do dia e antecipa uma preocupação crescente com as pessoas e com o desenvolvimento do seu potencial.
Que balanço faz do ano de 2022?
Apesar do contexto de incerteza pós-covid e dos impactos da guerra na Ucrânia na economia europeia, faço um balanço muito positivo do ano 2022 no setor da advocacia. A atividade dos nossos clientes manteve-se focada em oportunidades de investimento, sendo de destacar operações de M&A nos setores Imobiliário, Energia e TMT. A volatilidade do mercado provocada pela inflação e pelo aumento das taxas de juro, num momento em que ainda se antecipava um potencial agravamento destes indicadores, acelerou, no segundo semestre de 2022, algumas tomadas de decisão por parte de muitos clientes, o que contribuiu para um dinamismo acrescido do mercado.
Quais são as expectativas para o setor da advocacia em 2023?
A minha expectativa para o mercado da advocacia em 2023 é que este se mantenha competitivo e dinâmico no segmento em que nos posicionamos.
É de esperar que, mesmo num potencial contexto recessivo, se mantenham níveis muito interessantes de atividade económica já que a inflação continuará a pressionar as disponibilidades de liquidez e a forçar a sua aplicação em ativos menos expostos aos seus efeitos corrosivos. Por isso mesmo, é natural que a atividade dos nossos clientes se mantenha focada em oportunidades de investimento – tendência a que já assistíamos em 2022 – e que surjam operações de aquisição e concentração, tanto de natureza estratégica como mais oportunística. A enorme volatilidade do mercado a que continuaremos a assistir tenderá a favorecer investment grade targets e a acelerar o investimento em ativos e empresas que integrem e cumprem métricas ESG.
Na ordem do dia estará também a capacidade de atração e retenção de talento pelo que antecipo uma (muito positiva e mais disseminada) preocupação crescente com as pessoas e com o desenvolvimento do seu potencial. Mais do que nunca será crítico promover uma cultura de exigência e elevada performance num ambiente seguro, positivo, solidário, justo e inclusivo de modo a assegurar que se estabelecem as relações de confiança e colaboração que geram engagement e sentimento de pertença e que nos permitem enfrentar melhor os desafios do futuro e dos nossos clientes
E em termos de volume de negócios do escritório?
A expectativa é de crescimento sustentado e rentável, em linha com a performance de 2022 em que registámos um crescimento na ordem nos 7%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“A expectativa é de crescimento sustentado e rentável”, diz Paula Gomes Freire
{{ noCommentsLabel }}