“Em Portugal acabámos por pagar um crescimento que não nos interessa”, diz Centeno

  • Lusa
  • 25 Maio 2023

O governador do Banco de Portugal diz que Portugal tem "estádios vazios" e que os potugueses se tornaram "muito mais seletivos, muito mais exigentes com o conceito de investimento”.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu esta quinta-feira a importância do investimento público para o crescimento do país e considerou que existe maior exigência sobre a sua alocação.

O ciclo de investimento em Portugal é muito importante para definir a qualidade e a velocidade do crescimento” no país, disse Mário Centeno durante um painel de debate que partilhou com o governador do Banco de Espanha, Pablo Hernández de Cós, e o vice-presidente, Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix, na conferência “investir e financiar a resiliência e a renovação na Europa”, em Lisboa.

O governador do Banco de Portugal (BdP) realçou que os períodos de crescimento em Portugal estão associados ao investimento e às exportações. Ao longo da sessão, o responsável do supervisor bancário português argumentou que o país necessita de investimento público, mas salientou que se tornou mais “exigente”.

“Por exemplo, em Portugal acabámos por pagar um crescimento que não nos interessa”, defendeu. “Temos estádios vazios…Tornámo-nos muito mais seletivos, muito mais exigentes com o conceito de investimento”, disse o governador do Banco de Portugal.

Para Mário Centeno, esta exigência é necessária: “É isso que somos agora e acho que é bom, é um desenvolvimento muito bom”. “2023 e os anos seguintes são críticos. São críticos porque precisamos de voltar a crescer”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Em Portugal acabámos por pagar um crescimento que não nos interessa”, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião