Revista de imprensa internacional

A Airbus tem uma aterragem difícil na apresentação dos resultados e o desemprego em Espanha sobe, mas também há notícias melhores para os mercados, com Trump a decidir ficar no NAFTA.

O desemprego em Espanha subiu, os franceses estão insatisfeitos com o resultado da primeira volta das presidenciais e a Airbus derrapou nos resultados. Entretanto, porém, Trump quer ficar no NAFTA. Leia aqui as cinco notícias que marcam a atualidade mundial esta quinta-feira.

Financial Times

Donald Trump decide que os EUA ficam no NAFTA

O Presidente dos Estados Unidos decidiu afinal que o país não precisa de sair do acordo de comércio livre que une o Canadá, o México e os EUA, o NAFTA, mas sim que este precisa de ser atualizado o mais rapidamente possível. Segundo o Financial Times, a notícia de uma atualização urgente do NAFTA surgiu após telefonemas apressados entre os líderes dos três países, que resultaram numa declaração informando que Trudeau, do Canadá, Peña Nieto, do México, e Donald Trump, dos EUA, vão começar “uma renegociação do acordo comercial NAFTA para o benefício dos três países”. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

El País

Desemprego aumenta em Espanha no período de inverno

O primeiro trimestre não foi favorável ao emprego em Espanha. Há mais 17.200 desempregados, segundo o inquérito do INE espanhol, o que resulta de uma destruição do emprego. No entanto, assinala o El País, a deterioração é normal no período do inverno, e a tendência de melhoria mantém-se se forem tidos em conta mais dados, e não apenas os do primeiro trimestre. Numa comparação anual, o emprego continua a crescer, e no último ano criaram-se mais de 408 mil postos de trabalho. Leia a notícia completa no El País. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Reuters

Lucros da Airbus derrapam devido a custos mais elevados e preços fracos

A construtora aérea europeia Airbus apresentou esta quinta-feira resultados, mostrando uma queda de 52% nos lucros do primeiro trimestre em relação ao período homólogo. Os resultados foram penalizados pelos seus preços, que são mais fracos à medida que muda para novos modelos, e pelos custos, que são elevados na parte da produção. A fabricante de aviões, que só fica em segundo para a Boeing, viu os seus lucros cair para 240 milhões de euros, e os lucros subir 7%. Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Les Échos

Menos de um terço dos franceses está satisfeitos com duelo Macron / Le Pen

É a primeira vez, numa segunda volta de uma corrida presidencial em França, que nenhum dos candidatos pertence aos principais partidos tradicionais de esquerda e direita, e os franceses não parecem satisfeitos com isso. Apenas 31% dos franceses, segundo uma sondagem Elabe-BFMTV, ficaram satisfeitos com o duelo entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen para a segunda volta. Os eleitores dos candidatos que não passaram à segunda volta são os mais desiludidos, nomeadamente os de François Fillon e Jean-Luc Mélenchon. Leia a notícia completa no Les Échos. (Conteúdo em francês / Acesso pago)

Expansión

Está difícil encontrar patrocinadores para o Mundial de 2018

A FIFA está com dificuldades em encontrar patrocinadores para o Mundial de 2018, que se vai realizar na… Rússia. A par com os recentes escândalos de corrupção que afetaram o organismo que regula o futebol, muitas marcas também não se querem associar à Rússia com receio de contágio pela má reputação do país entre outros países do ocidente. Segundo o jornal espanhol Expansión, a FIFA conta apenas, para já, com dez grandes patrocinadores, enquanto em 2014, no Brasil, contou com duas dezenas deles. A Sony e a Emirates também não estão na lista. Leia a notícia no Espansión. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião