Zeinal Bava multado em 58 mil euros

A Comissão de Valores Mobiliários, que regula os mercados no Brasil, aplicou uma multa de 200 mil reais (58 mil euros) a Zeinal Bava por declarações sobre fusão PT/Oi em véspera de assembleia-geral.

Zeinal Bava foi multado pelo regulador brasileiro dos mercados em 200 mil reais, o equivalente a quase 58 mil euros. Em causa estão declarações do antigo presidente executivo da Portugal Telecom (PT) e da Oi, proferidas em março de 2014, fazendo referência aos “benefícios” da fusão entre as duas operadoras.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as palavras de Zeinal Bava — que ocupava a “posição executiva de maior destaque na Oi”, recorda o regulador — foram “imediatamente publicadas” em vários sites de notícias. Porém, os principais pontos da operação só seriam “deliberados pelos acionistas em assembleia geral extraordinária” no dia seguinte, como que ativos iria a PT incorporar na Oi.

A CVM entende que “não há dúvidas” que as declarações do chefe da Oi, proferidas no decorrer na oferta pública, em vésperas da assembleia-geral e num evento promovido pela própria empresa, “tinham potencial de influenciar interessados na oferta, em clara ofensa ao período de silêncio” previsto na lei.

“Ficou evidente que [Zeinal Bava] falou sobre a ofertante, assim como o seu discurso carregava um tom bastante otimista acerca do seu futuro, fazendo alusão única e exclusivamente aos benefícios que seriam obtidos pela companhia caso a operação de fusão da Oi com a PT fosse concretizada”, considerou o relator do processo. Zeinal Bava pode ainda recorrer da decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zeinal Bava multado em 58 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião