Telecomunicações mais caras em Portugal. Preços caem na União Europeia

  • Lusa
  • 27 Abril 2017

Portugal foi o sexto país onde os preços das telecomunicações mais aumentaram em março, enquanto a tendência é a inversa na União Europeia (UE). Preços sobem desde 2011.

Portugal foi em março e em termos médios anuais o sexto país com o maior aumento de preços nas telecomunicações da União Europeia, onde a tendência foi precisamente a da redução, segundo um documento publicado no site da Anacom. “Em março de 2017, em termos médios anuais, Portugal foi o sexto país da UE (União Europeia) com o aumento de preços mais elevado. Em média, na UE os preços das telecomunicações diminuíram 0,2%”, lê-se num documento publicado no ‘site’ da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), com base em informações quer do Instituto Nacional de Estatística quer do Eurostat.

O relatório avança ainda que “desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE” e pormenoriza que em março passado os preços das telecomunicações aumentaram 0,11% face ao mês anterior (-0,4% em março de 2016).

O documento conclui que o aumento “resultou da alteração de dois tarifários de internet móvel através de ‘PC/tablet’ por parte de um prestador”, sem contudo adiantar qual. Em comparação com março de 2016, o aumento dos preços das telecomunicações foi de 2,34%, o 9º mais elevado da economia portuguesa. Em termos médios nos últimos 12 meses, a variação foi de 2,22%, 1,40 pontos percentuais acima da inflação (0,82%), tendo sido o 8.º aumento mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados, revela ainda o estudo. Desde janeiro de 2014 que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do IPC.

De acordo com o Eurostat, diz o relatório, em março de 2017, o aumento dos preços verificado em Portugal foi 2,4 pontos percentuais superior à média da UE em termos médios anuais, sendo Portugal o sexto país com o aumento de preços mais elevado. Os países onde os preços cresceram mais do que em Portugal foram a Bélgica, a Finlândia, a Eslovénia, a Letónia e a Espanha. Em relação ao mês homólogo, a variação dos preços das telecomunicações em Portugal foi a quarta maior entre os países da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telecomunicações mais caras em Portugal. Preços caem na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião