Hoje nas notícias: taxa turística, governança e pensões
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Lisboa e Porto planeiam aumentar a taxa turística e a empresa brasileira FCamara quer investir em Portugal no próximo ano. A nível europeu, Portugal está alinhado com os países da Zona Euro na indexação de salários e pensões. Estas são algumas das notícias em destaque esta quinta-feira
Lisboa e Porto admitem subida da taxa turística
O turismo em Portugal cresce a ritmo acelerado e com ele as receitas das autarquias com a taxa turística, que só este ano “trouxe proveitos recorde superiores a 20 milhões de euros”. Segundo fonte da Câmara Municipal de Lisboa, no próximo ano, a taxa pode aumentar, mas a decisão ainda está por tomar e será “anunciada oportunamente”. A capital não está sozinha nos seus planos: também a autarquia do Porto analisa a possibilidade de aumentar a taxa. Já Vila Nova de Gaia vai alterar o valor da taxa para 2,5 euros e quer que este valor seja fixo ao longo o ano (atualmente a taxa turística é mais baixa em época baixa). Também a Figueira da Foz aprovou o aumento da taxa que deverá entrar em vigor no verão do próximo ano.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Vítor Bento diz que Portugal tem “uma má governança pública”
O economista e atual presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, considera que “a qualidade da governança pública é má e tem vindo a degradar-se nos últimos anos”, constituindo uma das maiores fragilidades da economia portuguesa. “Se não superarmos esta fragilidade, tudo o resto vai falhar. A qualidade é má, porque, por um lado, os aparelhos de decisão do Estado têm-se partidarizado em demasia”, critica no programa “Da Capa à Contracapa”. O responsável critica o facto e a Administração Pública, num sentido muito lato, ser “muito mal paga” e de “a sociedade em geral, e sobretudo a política, trata mal os dirigentes do Estado altamente meritórios”.
Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)
Portugal em linha com parceiros europeus na indexação de pensões e salários
Portugal tem um sistema automático de atualização das pensões e outros benefícios sociais baseado no valor a inflação passada, mas não tem qualquer automatismo nos aumentos nos salários da Função Pública ou nos escalões do IRS, revelou um estudo realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O mesmo estudo dá conta que Portugal se alinha assim com a maior parte dos países da Zona Euro e elogia a prática da inexação porque aumenta a transparência e o poder de compra, apesar de tornar a inflação mais persistente.
Leia a notícia completa em Público (acesso condicionado)
Tecnológica FCamara vai investir 25 milhões na Europa incluindo Portugal
A FCamara, consultora brasileira especializada em comércio eletrónico, está em conversações com cinco empresas na Europa. Com duas delas está num estado avançado de negociações de compra e uma delas está em Portugal. A empresa pretende investir 25 milhões de euros na Europa entre o primeiro e segundo trimestre de 2024. Segundo o diretor geral da FCamara Europe, como as conversações ainda estão em andamento, “a oferta não vinculativa para o primeiro processo de due dilligence deverá ser assinada na primeira ou na segunda semana de janeiro para que o anúncio da conclusão do negócio, se bem-sucedido, ocorra até março”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Joias estão a crescer e querem exportar 150 milhões em 2025
As exportações de joias estão a crescer 10 a 15% este ano, segundo o presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), que espera chegar aos 150 milhões de euros exportados em 2025. A maioria das exportações são para marcas estrangeiras, em especial para as grandes marcas francesas. A marca própria tem um peso “muito reduzido”, mas é uma área em que é preciso apostar, defende João Faria. A indústria vai ter um polo do centro de formação do setor, em Guimarães, que permitirá duplicar a oferta formativa e colocar mais mão-de-obra no mercado.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: taxa turística, governança e pensões
{{ noCommentsLabel }}