Marques Mendes diz que chineses têm “probabilidades sérias” de comprar Novo Banco

Comentador adiantou que o BPI está praticamente fora da corrida ao banco liderado por António Ramalho.

Luís Marques Mendes revelou este domingo à noite que “há uma probabilidade séria de um grupo chinês comprar o Novo Banco“. Sem referir a identidade deste potencial comprador asiático, o comentador político adiantou ainda, no seu espaço de comentário na SIC, que o BPI está “praticamente fora desta corrida” pelo banco que reúne os ativos bons do antigo BES.

“Há uma probabilidade séria de um grupo chinês comprar o Novo Banco. Houve uma reviravolta enorme e o BPI está praticamente fora desta corrida”, explicou Marques Mendes.

No processo de venda direta do Novo Banco estão quatro entidades: Banco BPI, BCP, Apollo/Centerbridge e Loan Star. Mas há uma semana foi noticiada a entrada em cena do grupo chinês Minsheng Financial, numa operação à margem da venda direta, segundo o jornal Público, que adiantou que este seria um plano B caso a venda direta não fosse bem-sucedida.

"Há uma probabilidade séria de um grupo chinês comprar o Novo Banco. Houve uma reviravolta enorme e o BPI está praticamente fora desta corrida.”

Luís Marques Mendes

SIC

Ainda de acordo com Marques Mendes, o falhanço na aquisição da instituição liderada por António Ramalho constitui “um enorme balde de água fria para os responsáveis máximos” do BPI. O banco liderado por Fernando Ulrich manifestou interesse no Novo Banco junto do Banco de Portugal, mas os espanhóis do CaixaBank já manifestaram a sua oposição ao negócio.

O Novo Banco recebeu uma injeção de capital de 4,9 mil milhões de euros do Estado e dos bancos nacionais aquando da sua criação em agosto de 2014 e o prazo para a venda já foi entretanto ultrapassado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes diz que chineses têm “probabilidades sérias” de comprar Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião