Governo vai rever em baixa metas para offshore e hidrogénio verde
A revisão é feita de forma a acautelar o impacto no preço da eletricidade para os consumidores, justifica a ministra.
O Governo irá rever em baixa as metas que estavam definidas para a instalação de energia eólica offshore e hidrogénio verde, indicou a ministra da Energia e Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
Os 10 gigawatts de capacidade eólica offshore que o Governo de António Costa tinha definido como meta para o leilão desta tecnologia, e cujos primeiros 2 gigawatts deveriam ser leiloados até 2030, vão ser revistos, em baixa, pela nova administração, avançou a ministra à margem da conferência Lisbon Energy Summit.
O Governo ainda está a avaliar qual será o “valor ótimo” para leiloar. “Queremos acompanhar esta tecnologia, mas não numa dimensão que tenha um custo proibitivo”, nem numa escala tão pequena que “não permita estudar o efeito num desenvolvimento tecnológico e industrial em Portugal”, no fundo, sem minar a criação de um “cluster industrial” no país.
Além do eólico offshore, também o vetor do hidrogénio deverá ser recalibrado, afirmou Maria da Graça Carvalho. “Estamos a olhar para a ambição de cada um dos projetos. Nós queremos acompanhar os projetos do hidrogénio verde, mas com uma dimensão que seja mais adequada ao desenvolvimento tecnológico de momento”.
No que diz respeito ao Plano Nacional de Energia e Clima, cuja versão final deverá ser entregue no próximo mês de junho, “as metas gerais mantêm-se”, garantiu. Como? “Entre as várias tecnologias, estamos a refazer as contas sempre no princípio de que não se vai traduzir em custos pera os consumidores” os quais “já pagam muito pela energia”, rematou.
(Notícia atualizada às 11h49 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai rever em baixa metas para offshore e hidrogénio verde
{{ noCommentsLabel }}