Lisboa fecha no verde com a ajuda da Galp

Num dia de sentimento positivo nos mercados europeus, a bolsa de Lisboa acompanhou a tendência e fechou com ganhos. A Galp Energia animou o PSI-20.

Depois de cair 1% em dia de feriado nacional, a bolsa de Lisboa acompanhou o sentimento positivo em praticamente todas as praças europeias e fechou a última sessão da semana a avançar 0,23%. O PSI-20 esteve a cair durante a segunda metade da sessão e a subida só foi registada a poucos instantes da hora de fecho. O Stoxx 600 avançou 0,66%.

A puxar pelo índice nacional esteve sobretudo a Galp Energia, cujos títulos valorizaram 2,10% para 13,59 euros num dia em que o petróleo avançava cerca de 0,65% em Londres para 47,20 euros o barril. Também a EDP Renováveis avançou 0,43% para 7,03 euros. Mas nem todo o setor energético puxou pela bolsa: a EDP travou os ganhos ao cair 0,29% para 3,05 euros.

Ainda no campo dos bons desempenhos, nota para a Mota-Engil, que corrigiu da queda na última sessão, voltando a ser beneficiada pela conquista de obras na Guiné e em Moçambique. Subiu 1,57% para 2,65 euros. A Altri, por seu lado, disparou 2,25% para 4,37 euros.

O Montepio voltou a escalar nesta sessão, com as unidades de participação do banco mutualista a dispararem 6,35% para 0,52 euros. Desde terça-feira, os títulos já registaram ganhos de 10,21%, depois de, no final de maio, terem registado fortes subidas em poucos dias que fizeram disparar os alarmes da CMVM.

Também na banca, destaque negativo para o BCP. As ações do banco liderado por Nuno Amado desvalorizaram 0,29% nesta sessão e fecharam a valer 23,75 cêntimos. É a terceira sessão consecutiva de perdas para a instituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa fecha no verde com a ajuda da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião