Pós-Fitch, PSI-20 abre em alta e juros a 10 anos caem
A pespetiva positiva da agência de rating Fitch para a notação financeira portuguesa reflete-se numa descida dos juros. Na segunda-feira que se segue à decisão, as energéticas puxam pela bolsa.
Os juros caíram esta segunda-feira, passado o fim de semana desde que a agência de notação financeira Fitch decidiu alterar a sua perspetiva para a dívida portuguesa para “positiva”, criando expectativa de que a dívida soberana portuguesa possa sair da classificação de “lixo” este ano. À hora de abertura da bolsa lisboeta, os juros da dívida portuguesa a 10 anos negociavam a cair quase um ponto percentual, para os 2,89%, permanecendo assim abaixo do limiar dos 3%.
Também o PSI-20 começou a manhã de segunda-feira no verde, a subir mais de meio ponto percentual para os 5301,65 pontos. A puxar pelo índice de referência da bolsa portuguesa estavam as energéticas: a Galp e a EDP abriram em alta, apesar da queda do preço do petróleo nos mercados internacionais (o brent está a cair 0,36% e, nos EUA, 0,39%), com a EDP a ganhar 0,69% para chegar aos 3,07 euros.
A acompanhar esta subida estavam ainda a Jerónimo Martins e a Mota Engil, ambas confortavelmente no verde, assim como a Nos, a Pharol, a Sonae e os CTT. A nota negativa em Lisboa quase toda verde vai para a EDP Renováveis, que perdia 0,1% para os 7,02 euros, e para a Ibersol, o Montepio e a Altri, que também começaram o dia no negativo.
Na Europa, o panorama é positivo: o índice europeu Stoxx 600 ganhava 0,58% à hora de abertura, com todas as principais praças a subir após uma vitória definitiva do movimento liderado pelo novo presidente Emmanuel Macron nas eleições legislativas francesas. A recuperação de uma maior estabilidade nesta economia central para a Europa pode ter ajudado a dar maior segurança aos investidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pós-Fitch, PSI-20 abre em alta e juros a 10 anos caem
{{ noCommentsLabel }}