Ex-adjunto de Galamba alvo de buscas e constituído arguido

  • ADVOCATUS e Lusa
  • 16 Julho 2024

Os inspetores procuraram um rasto digital ou de suporte físico dos documentos classificados, que contém segredos de interesses do Estado. Frederico Pinheiro foi constituído arguido.

O ex-adjunto de Galamba, Frederico Pinheiro, foi alvo de buscas domiciliárias esta terça-feira por parte da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ) e do DIAP de Lisboa, avança a CNN Portugal. Em causa estarão vários crimes, entre eles o acesso ilegítimo a documentos classificados. Frederico Pinheiro foi também constituído arguido, disse à Lusa fonte conhecedora do processo.

Segundo avança a CNN Portugal, as perícias da PJ concluíram que Frederico Pinheiro fez uma cópia aos planos de recuperação da TAP e de localização do novo aeroporto antes de devolver o computador ao Estado através de agentes do Serviço de Informações de Segurança (SIS). Nas buscas, os inspetores procuraram um rasto digital ou de suporte físico dos documentos classificados, que contém segredos de interesses do Estado em áreas essenciais.

Na comissão parlamentar de inquérito à TAP, o ex-adjunto de Galamba já tinha admitido ter copiado informação que estava no seu computador portátil de trabalho, mas nunca revelou ter feito uma cópia completa do dispositivo, que continha diversos documentos em segredo de Estado.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que Frederico Pinheiro foi constituído arguido. Contactado pela Lusa, o ex-adjunto do gabinete do ministro João Galamba afirmou apenas: “Sou um cidadão que cumpre a lei, nomeadamente o segredo de justiça”.

Em abril de 2023, Frederico Pinheiro foi exonerado de funções por “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades” inerentes ao exercício das funções. Frederico Pinheiro é visado na troca de informações divulgada na comunicação social sobre a polémica na TAP.

(Notícia atualizada às 21h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-adjunto de Galamba alvo de buscas e constituído arguido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião