Lucro da Semapa dispara 22,5% à boleia do papel e cimento
Holding da família Queiroz Pereira obteve lucros de 132 milhões de euros na primeira metade do ano graças ao aumento do negócio do papel da Navigator e do cimento da Secil.
A Semapa SEM 0,00% registou lucros de 131,8 milhões de euros no primeiro semestre, uma subida de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com o resultado a ser impulsionado pelo bom desempenho do negócio de papel da Navigator e do cimento da Secil.
A holding da família Queiroz Pereira alcançou um volume de negócios superior a 1,4 mil milhões de euros nos seis primeiros meses do ano, mais 7% em termos homólogos, sendo que 75% foram vendas ao exterior.
Mais de mil milhões foram faturados pela papeleira Navigator, que a Semapa controla em cerca de 70%, com o volume de negócios a ser impulsionado pelas aquisições da Accrol no Reino Unido por 152 milhões (em 2024) e da Ejea em Espanha (no segundo trimestre do ano passado).
Outros 345,8 milhões foram gerados pela cimenteira Secil, cuja faturação aumentou cerca de 2%.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou os 379,1 milhões de euros, subindo 14,4% face ao primeiro semestre do ano passado. O maior contributo veio da Navigator: quase 300 milhões. A Secil deu mais de 76 milhões.
A Semapa destaca o aumento da procura e dos preços do papel para o bom desempenho da Navigator, enquanto a Secil teve uma boa atividade em Portugal, Brasil e Tunísia que compensou uma quebra no Líbano.
A dívida líquida ascendia a 1,13 mil milhões de euros no final de junho, crescendo 11,4% em comparação com junho do ano passado.
Em resultado da estratégia de expansão, como a entrada no mercado britânico com a compra da Accrol este ano, os investimentos da Semapa neste período superou os 300 milhões de euros.
Para o resto do ano, a Semapa antecipa alguma pressão no negócio da pasta e do papel da Navigator, mas a pressão dos custos deverá manter os preços elevados. Quanto à Secil, Portugal a crescer e Brasil a recuperar contrariaram a incerteza política nos mercados do Líbano e Tunísia, adianta a administração liderada por José Fey.
A Semapa fechou a sessão desta sexta-feira a cair 0,53% para 15,08 euros, apresentando uma valorização de 12,5% desde o início do ano. Tem um market cap de 1,23 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Semapa dispara 22,5% à boleia do papel e cimento
{{ noCommentsLabel }}