Energia leva bolsa para terceira sessão de ganhos

A Galp valorizou mais de 2% a beneficiar da valorização do petróleo nos mercados internacionais.

A bolsa nacional fechou em alta pela terceira sessão consecutiva, impulsionada pelos ganhos do setor energético. Isto num dia em que o petróleo registou ganhos expressivos, depois de as autoridades norte-americanas terem revelado uma quebra acentuada das reservas de petróleo do país.

O PSI-20 fechou a subir 0,77%, para os 5.215,15 pontos, com 12 cotadas em alta, seis em queda e uma inalterada. A contribuir para os ganhos do principal índice acionista esteve a Galp, que avançou 2,09%, para os 13,41 euros por ação.

A petrolífera beneficiou dos ganhos registados pelo petróleo esta manhã, numa altura em que os investidores antecipavam a quebra das reservas norte-americanas, dados que vieram a confirmar-se. Por esta altura, o Brent, que chegou a valorizar mais de 2%, segue agora a subir à volta de 0,4%, para a casa dos 47 dólares por barril.

Também a EDP esteve a impulsionar a bolsa, ao ganhar 1,54%, para os 2,90 euros, enquanto a EDP Renováveis avançou 0,67%, para os 6,89 euros por ação, mantendo-se 14 cêntimos acima do preço da OPA que está a decorrer.

Do lado das quedas, destaque para a Jerónimo Martins, que recuou 0,29%, e para a Corticeira Amorim, que perdeu 0,99%.

Lisboa acompanhou os ganhos das pares europeias, que subiram à boleia dos comentários de Janet Yellen. A presidente da Reserva Federal norte-americana deu sinais de confiança na economia, além de indicar que não há pressa em apertar a política monetária, e o Stoxx 600 fechou a sessão valorizar 1,57%, o ganho mais expressivo desde abril, com todos os setores a fecharem no verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia leva bolsa para terceira sessão de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião