Marcelo reúne conselhos de Estado e Defesa após Pedrógão e Tancos

  • Lusa
  • 21 Julho 2017

O Presidente da República reúne esta sexta-feira o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa, após a tragédia de Pedrógão Grande e o furto de armamento em Tancos.

O chefe do Estado preside esta sexta-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, às reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa Nacional. Esta é a sexta reunião do órgão político de consulta presidencial convocada por Marcelo Rebelo de Sousa desde que tomou posse, em 2016, e acontece após um período político mais conturbado sobre as responsabilidades pelos incêndios na região Centro e pelo furto de material de guerra em Tancos.

As duas reuniões estavam previstas para junho, mas foram adiadas devido aos incêndios que atingiram o centro do país nessa altura. “São adiamentos, com as mesmas agendas”, disse Marcelo Rebelo de Sousa em 7 de julho, descrevendo o que vai ser discutido.

No caso do Conselho Superior de Defesa “são vários temas políticos e militares que estavam já na agenda anterior” e “é essencialmente a situação económica e financeira internacional e nacional, no Conselho de Estado”.

Marcelo reúne após período conturbado

Estas duas reuniões acontecem após um período político conturbado em que o CDS-PP pediu a demissão de dois ministros — da Administração Interna, na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande, e da Defesa Nacional, após o furto de armamento do paiol de Tancos, do Exército. Os democratas-cristãos chegaram até a pedir uma audiência ao Presidente da República para abordar o assunto.

No debate sobre o Estado da Nação, no parlamento, em 12 de julho, o primeiro-ministro, António Costa, recusou liminarmente a demissão de Constança Urbano de Sousa, com a pasta da Administração Interna, e de Azeredo Lopes, da Defesa.

Desde que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse, em 9 de março de 2016, realizaram-se já cinco reuniões do Conselho Superior de Defesa Nacional, a primeira logo no mês em que assumiu funções, no dia 24.

Em 2016 houve outras três reuniões, em 12 de julho, em 06 de outubro – a bordo do navio-escola “Sagres”, na Base Naval de Lisboa – e em 06 de dezembro, no Porto. Este ano, houve uma reunião, no dia 13 de março. O Presidente da República reuniu também já cinco vezes o Conselho de Estado: em 4 de abril, 11 de julho, 29 de setembro e 20 de dezembro de 2016 e em 31 de março deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo reúne conselhos de Estado e Defesa após Pedrógão e Tancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião