Bons ventos de Espanha. Economia cresce 3,1% no trimestre

Economia espanhola cresceu 3,1% entre abril e junho, face ao mesmo período do ano passado. É uma boa notícia também para a Portugal, que apresentará dados do PIB em agosto.

Crescimento da economia espanhola é explicado com redução do desemprego e aumento do consumo privadofdecomite

A economia espanhola cresceu 3,1% entre abril em junho face ao mesmo trimestre do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) evoluiu 0,9%. Os números foram revelados esta sexta-feira pelo organismo oficial espanhol de estatística. Segundo o jornal El Economista, trata-se da taxa de crescimento trimestral mais alta desde o terceiro trimestre de 2015.

O jornal indica que os dados, ainda provisórios, estão em linha com as estimativas do Governo e do Banco de Espanha. Esta última já tinha indicado que o ritmo do crescimento da atividade económica se tinha “intensificado” durante a primeira metade do ano. A evolução positiva do PIB estará relacionada com a recuperação do consumo privado durante a primavera, fruto da redução do desemprego e de “condições financeiras favoráveis”, sublinha o jornal espanhol.

O crescimento económico de Espanha é uma boa notícia para Portugal: a economia espanhola é o principal parceiro comercial dos portugueses (representando um quarto das nossas exportações), por isso, um bom crescimento do PIB do país vizinho ajuda as empresas nacionais a vender mais ao exterior.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) português deverá apresentar estes dados no próximo dia 14 de agosto. A expectativa é a de que o dados do crescimento seja um valor superior ao registado nos primeiros três meses, quando cresceu 2,8% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bons ventos de Espanha. Economia cresce 3,1% no trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião