Liliane morreu. Esta é a nova mulher mais rica do mundo

  • ECO
  • 22 Setembro 2017

Herdeira da império do retalho Walmart, Alice Walton nunca teve um papel ativo na empresa. A arte tem sido, desde sempre, a sua grande paixão.

Alice Walton, a nova mulher mais rica do mundo. Wesley Hitt, Hitt Photography

Com a morte da herdeira da gigante da cosmética L’Oreal, Liliane Bettencourt, o título de mulher mais rica do mundo passa agora para Alice Walton, herdeira do império do retalho Walmart.

Com um património líquido de 38,4 mil milhões de dólares, Alice nunca assumiu um papel ativo na empresa fundada pelo pai, em 1962. Depois de uma breve carreira na banca — fundou o seu próprio banco de investimentos, o Llama Company, em 1988 (que acabaria por fechar uma década depois) — Walton dedicou-se ao patronato das artes.

“Colecionar [obras de arte] tem sido uma alegria e uma parte tão importante da minha vida”, disse Walton, em 2011, à The New Yorker. Desde cedo que esta tem sido uma paixão de Alice. Aos dez anos, comprou o “Blue Nude” (1902) de Picasso com o dinheiro das mesadas que poupara, recorda a Business Insider.

Em 2011, a coleção de Walton, avaliada em 500 milhões de dólares, passou a estar exposta num museu próprio no Arkansas, o Crystal Bridges Museum. Em conjunto com os seus dois irmãos — Jim e Rob — Alice detém um património liquido de 101,5 mil milhões de dólares. As suas ações da Walmart são o seu principal bem.

Duas vezes divorciada, Alice não tem filhos. Já Liliane Bettencourt deixou uma única herdeira, Françoise Bettencourt Meyers. A morte da principal acionista da L’Oreal (Liliane detinha um terço das ações) trouxe incerteza quanto futuro da empresa e à sua ligação à suíça Nestlé, reporta a Reuters. Esta manhã, a empresa abriu a valorizar quase 7%, a maior subida em sete anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liliane morreu. Esta é a nova mulher mais rica do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião