Aicep abre delegação em Cuba
Cuba foi o 53.º cliente de Portugal, tendo a economia portuguesa exportado cerca de 50 milhões de euros, segundo dados de 2016, e tendo em conta apenas o comércio de bens.
O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, assinalou esta segunda-feira “o bom relacionamento com Cuba” no dia em que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal inaugura, em Havana, a sede da sua delegação no país.
Em comunicado, Castro Henriques lembrou que “Portugal tem mantido um bom relacionamento com Cuba e as relações políticas, económicas e culturais bilaterais têm ganhado relevância nos últimos anos”.
Em 2016, e considerando apenas o comércio de bens, Cuba foi o 53.º cliente de Portugal, tendo a economia portuguesa exportado cerca de 50 milhões de euros, segundo dados divulgados pela AICEP. Além disso, Cuba é o 63.º fornecedor de Portugal, com cerca de 47 milhões de euros.
Atualmente, existem 84 empresas a exportar para Cuba, registando-se um aumento em relação a anos anteriores. Portugal exporta sobretudo embalagens de vidro, plásticos, medicamentos e papel/cartão e importa de Cuba principalmente açúcar, e em menor grau, carvão vegetal.
A inauguração da sede da delegação da AICEP em Havana realizar-se-á na madrugada de terça-feira (em Lisboa), sendo que o presidente da agência vai igualmente acompanhar a participação de Portugal na FIHAV (35.ª Edição da Feira Internacional de Havana), onde vão estar presentes 30 empresas portuguesas de vários setores incluindo calçado, vinhos, alimentar, metalomecânica e moldes.
A abertura oficial da delegação contará igualmente com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, sendo que a presença da AICEP neste país visa “contribuir para aprofundar” as relações económicas bilaterais e “estabelecer novas parcerias entre os países”, lê-se no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aicep abre delegação em Cuba
{{ noCommentsLabel }}