Novo Banco: Minsheng tenta despachar malparado

O banco chinês interessado na compra da instituição liderada por António Ramalho está a tentar criar um veículo para colocar cinco mil milhões em ativos tóxico.

O Minsheng Bank, a instituição chinesa que apresentou uma proposta de compra da maioria do capital do Novo Banco, está a tentar obter autorização por parte do regulador chinês para criar um veículo que lhe permita ver-se livre de ativos tóxicos. Pretende retirar do balanço cinco mil milhões em malparado.

As discussões a decorrer com o regulador prendem-se, segundo fontes próximas do processo citadas pela Bloomberg, com a forma que este veículo poderá apresentar, nomeadamente no que respeita à estrutura de controlo. A meta será passar para este bad bank 5,7 mil milhões de dólares (5,08 mil milhões de euros) em ativos, numa altura em que o malparado está a pesar no setor financeiro chinês.

Estes veículos não existem na China pelo que o Minsheng Bank poderá ser o primeiro banco a operar um bad bank. Zheng Wanchun, o presidente do China Minsheng Bank já liderou o Great Wall Asset Management, um dos quadro veículos criados em 1999 pelo governo chinês. O rácio de malparado do banco ascendeu a 1,7% e junho, o nível mais elevado desde 2007.

O China Minsheng Bank está, ao mesmo tempo, interessado em expandir as suas operações a nível internacional, nomeadamente para Portugal. Apresentou ao Banco de Portugal uma proposta de compra da maioria do capital do Novo Banco através de um aumento de capital. Está disponível para realizar um reforço de capital superior a 500 milhões de euros

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: Minsheng tenta despachar malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião