Financial Times dá Centeno como favorito para o Eurogrupo
O jornal assinala que os líderes europeus preferem Mário Centeno ao seu principal concorrente, o italiano Padoan, devido às eleições que se aproximam em Itália. O prazo das candidaturas é hoje às 11h.
Mário Centeno é o favorito para se tornar presidente do Eurogrupo, segundo escreve esta quinta-feira o jornal financeiro britânico Financial Times.
O ministro das Finanças português é favorecido pelos líderes europeus, segundo diplomatas que falaram ao jornal, já que o seu principal concorrente à esquerda, o italiano Pier Carlo Padoan, pode estar de saída nas eleições que se avizinham em 2018 em Itália.
Na cimeira europeia na Costa do Marfim, escreve o Financial Times, os líderes europeus reuniram-se para debater os seus favoritos para o Eurogrupo, já que esta quinta-feira termina o prazo, às 11:00, para a submissão de candidaturas, de acordo com os termos definidos pelas autoridades europeias.
Já se sabia que o Eurogrupo favoreceria um candidato de esquerda para a sua liderança, devido a um equilíbrio que, por acordo tácito, deve haver entre forças de esquerda e direita nas posições de liderança dos diferentes braços europeus.
A lista oficial dos candidatos será publicada esta sexta-feira, e os ministros das Finanças dos países europeus farão uma eleição por voto secreto para escolher quem vai substituir o atual presidente, o holandês Jeroen Dijsselbloem, na próxima reunião, que decorre na segunda-feira em Bruxelas. Mário Centeno ainda não disse oficialmente se se iria candidatar ao lugar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Financial Times dá Centeno como favorito para o Eurogrupo
{{ noCommentsLabel }}