Vieira da Silva reúne sexta com Autoeuropa e trabalhadores

  • Marta Santos Silva
  • 12 Dezembro 2017

O ministro do Trabalho e da Segurança Social vai encontrar-se com representantes da administração da Autoeuropa e dos trabalhadores esta sexta-feira no Ministério.

Vieira da Silva vai reunir com as partes envolvidas no conflito da Autoeuropa, nomeadamente a administração da empresa e a Comissão de Trabalhadores, após a administração ter decidido impor unilateralmente um modelo de trabalho para o próximo ano, apesar do chumbo dos trabalhadores a dois pré-acordos este ano.

“No final desta semana decorrerá no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social uma reunião entre as partes envolvidas neste processo, pelo que até lá não avançaremos com comentários adicionais”, lê-se na nota enviada pelo Ministério ao ECO. O ECO apurou que o ministro Vieira da Silva estará presente no encontro.

A Autoeuropa anunciou esta terça-feira, num comunicado aos trabalhadores, que a partir de fevereiro do próximo ano, começará a funcionar um modelo diferente de horários de trabalho e compensações, que inclui turnos noturnos e trabalho ao sábado. Deste então, que o sindicato SITE, um dos representantes dos trabalhadores, está reunido com a administração da empresa para discutir estes termos.

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa chegou a dois pré-acordos este ano, um em julho e um em novembro, com a administração para corresponder às novas exigências da Volkswagen, que pretende um modelo de laboração contínua na fábrica de Palmela e trabalho aos sábados e, num dos acordos, domingo. Os trabalhadores chumbaram ambos os pré-acordos, o que deixou a fábrica numa situação de limbo já perto da entrada em 2018.

O ECO também pediu uma reação ao Ministério da Economia, mas o gabinete de Caldeira Cabral remeteu o assunto para o ministro Vieira da Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira da Silva reúne sexta com Autoeuropa e trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião