Seis anos depois, ERSE volta a inspecionar contadores da luz

  • ECO
  • 8 Janeiro 2018

O regulador quer "garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores", depois de ter detetado anomalias em vários contadores da EDP Distribuição na última inspeção, há seis anos.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores da eletricidade dos consumidores seis anos depois da última auditoria. O regulador diz querer garantir a “supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores”. Isto depois de na última inspeção ter detetado anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição.

“A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores”, refere fonte oficial do regulador ao Jornal de Negócios, mas sem indicar uma data para esta inspeção. É a EDP Distribuição que detém quase todos os contadores de luz em Portugal continental: cerca de seis milhões de contadores. Já nas regiões autónomas, os contadores são detidos pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) e à Electricidade dos Açores (EDA).

"A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores.”

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

Com esta nova auditoria, o regulador explica que quer “garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores, das leituras efetuadas, da correção de anomalias, do cumprimento dos procedimentos de reporte e registo interno de todas as situações relacionadas com anomalias de contagem e de medição e sua correção”.

A última inspeção decorreu entre 2011 e 2012. Nessa altura, a ERSE detetou anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição, o que levou o regulador a determinar que a empresa teria de devolver 11 milhões de euros aos consumidores. Desse montante, a EDP Distribuição acabou por devolver quatro milhões, contestando os restantes sete milhões em tribunal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis anos depois, ERSE volta a inspecionar contadores da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião