Bruxelas vai investir mil milhões em supercomputadores

  • Lusa e ECO
  • 11 Janeiro 2018

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira um plano para criar uma rede europeia de supercomputadores, com Portugal incluído. Reino Unido está de fora.

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira planos para investir mil milhões de euros, em conjunto com os Estados-membros, na construção de uma infraestrutura europeia de supercomputadores de craveira mundial. Segundo o projeto de Bruxelas, uma nova estrutura jurídica e de financiamento — a EuroHPC, Empresa Comum — vai adquirir, desenvolver e implantar em toda a Europa uma infraestrutura de computação de alto desempenho (HPC) e de craveira mundial.

Além disso, apoiará um programa de investigação e inovação para o desenvolvimento de tecnologias e máquinas (equipamento informático), bem como de aplicações (suporte lógico) que possam funcionar nesses supercomputadores. “Nenhum país, nenhuma universidade, nenhuma empresa, conseguiriam sozinhos o que nós hoje estamos a fazer”, disse, em conferência de imprensa, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Segundo um comunicado, a contribuição da União Europeia (UE) para a EuroHPC será de cerca de 486 milhões de euros, no âmbito do atual Quadro Financeiro Plurianual, a que acrescerão as contribuições dos Estados-membros e de países associados, num montante total semelhante. Globalmente, até 2020, o investimento público ascenderá a cerca de mil milhões de euros, a que se juntarão contribuições em espécie das entidades privadas participantes na iniciativa.

UE vai comprar máquinas. Reino Unido de fora do plano

As verbas serão aplicadas na aquisição e utilização de duas máquinas de supercomputação a pré-exaescala (100 mil biliões de operações por segundo) de craveira mundial e de, pelo menos, duas máquinas de supercomputação intermédias (capazes de efetuar cerca de 1016 operações por segundo), bem como na concessão e gestão do acesso de um largo espetro de utilizadores públicos e privados a estes supercomputadores a partir de 2020.

A EuroHPC irá também apoiar o desenvolvimento de tecnologias europeias de supercomputação, incluindo a primeira geração europeia de tecnologia de microprocessadores de baixo consumo energético, a conceção colaborativa de máquinas à exaescala (um trilião de operações por segundo) europeias, e o desenvolvimento de competências e de uma utilização mais ampla da HPC.

A empresa conjunta EuroHPC estará ativa de 2019 a 2026, sendo a infraestrutura prevista propriedade conjunta dos seus membros — numa primeira fase, os países signatários da Declaração EuroHPC (13, incluindo Portugal) e os membros privados das universidades e da indústria – e por estes gerida. A esta iniciativa poderão aderir, em qualquer momento, outros membros, mediante contribuição financeira. No entanto, o Reino Unido não faz parte deste plano, de acordo com a Bloomberg.

EUA, Japão e China estão à frente

O tratamento de quantidades cada vez maiores de dados, em domínios como os cuidados de saúde e as energias renováveis à segurança dos veículos e à cibersegurança, requer supercomputadores.

A Comissão Europeia considera “cruciais” para a competitividade e a independência da UE na economia dos dados os planos apresentados esta quinta-feira, uma vez que a indústria e os cientistas europeus tratam, cada vez mais, os seus dados fora da UE porque a capacidade de computação disponível não é suficiente para satisfazer as suas necessidades de cálculo.

Bruxelas considera que “esta falta de independência compromete a privacidade, a proteção dos dados, os segredos comerciais e a propriedade dos dados, em particular os das aplicações sensíveis”. O objetivo deste investimento será também, segundo a Bloomberg, o de ir ao encontro de outros países que estarão à frente da União Europeia nesta matéria. Entre eles, os Estados Unidos, a China e o Japão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas vai investir mil milhões em supercomputadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião