Apanhado em “excesso de lentidão”? CP “multa” automobilistas com vouchers de viagens grátis

A CP está a medir a lentidão dos automobilistas e a multá-los com vouchers que dão direito a um mês de viagens grátis para novos aderentes. Esta terça-feira, os lisboetas já foram "apanhados".

A manhã ainda se espreguiça, quando os números verdes fluorescentes do “radar de lentidão” começam a brilhar. À meia-luz, um grupo de jovens equipados com camisolas brancas, nas quais se lê “foi apanhado por excesso de lentidão”, reúne-se em torno do poste que indica a velocidade dos automobilistas e prepara a mais recente campanha da Comboios de Portugal (CP). Esta manhã, vão passar “multas”, que, em vez de exigirem pagamento aos condutores, dão direito (aos novos aderentes) a uma assinatura mensal grátis para a rede de serviços da CP, mediante a compra da primeira mensalidade.

O radar da CP quer “apanhar” os automobilistas com “excesso de lentidão”.DR

“O objetivo desta campanha é levar à experimentação”, explica ao ECO a diretora de marketing da empresa de transportes ferroviários. Filipa Ribeiro sublinha que, com esta campanha, a CP pretende motivar os automobilistas a experimentarem o comboio, nos seus percursos diários, já que, em alguns casos, este é o meio mais rápido para ligar a casa ao destino.

Preparada para o frio que se faz sentir com um grosso casaco caramelo, a representante acrescenta: “O comboio é mais rápido especialmente nos acessos a Lisboa e ao Porto”. Daí que a ação, que leva, esta terça-feira, o grupo de jovens às janelas dos automóveis sempre que o semáforo da Cruz Quebrada fica vermelho, decorra não só na capital como também na Invicta. Os condutores do Porto podem esperar ser “multados” esta quinta-feira, no cruzamento entre a Rua das Fontaínhas e a Rua do Infante.

Jovens com camisolas, nas quais se lê “foi apanhado com excesso de lentidão” distribuem “multas”.DR

No passeio, os jovens espreitam com atenção a mudança dos semáforos. Esta manhã, vermelho significa que devem avançar. Serpenteiam entre os automóveis, entregando os “bons dias” e as notificações que dão acesso a um mês gratuito na rede de serviços Intercidades, Regional e comboios urbanos da CP em Lisboa, Porto e Coimbra.

Trocar a matrícula por uma assinatura mensal

Os interessados em trocar o volante pelas carruagens terão, posteriormente, de visitar o site da campanha, no qual deverão colocar a sua matrícula para validar a oferta. “Se entrou neste site é porque já foi apanhado em excesso de lentidão, quando ficou preso no trânsito ao ir para o trabalho, para escola, universidade ou simplesmente ao ir passear“, lê-se no formulário digital da troca. Depois de o preencherem, os automobilistas terão de ir a uma bilheteira, onde o voucher será efetivamente trocado por um cartão que lhes permitirá viajar durante um mês sem custos.

Trocar a matrícula por uma assinatura mensal. É esse o processo desta campanha.DR

Quais as vantagens de substituir as filas de automóveis pelos carris? “É mais económico utilizar o comboio, quando a pessoa vai sozinha no carro, e pode ainda utilizar o tempo para ler, trabalhar ou acabar de dormir“, avança, sorrindo, Filipa Ribeiro. “Aumenta a qualidade de vida“, comenta. Refere também que escolher o comboio para as deslocações diárias é menos stressante e mais previsível.

A poucos minutos das oito da manhã, o trânsito flui confortavelmente. Os números fluorescentes revelam que os automóveis se estão a deslocar a um quilómetro e meio por hora. Na rua abaixo, ouve-se o mar e os apitos incessantes que anunciam a chegada de mais um comboio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apanhado em “excesso de lentidão”? CP “multa” automobilistas com vouchers de viagens grátis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião