Depois da Alexa e da Siri, Facebook também vai ter colunas com assistente inteligente

A empresa deverá lançar em julho duas colunas inteligentes com ecrã tátil de 15 polegadas. Rede social passa a concorrer com a Amazon e a Google neste mercado cada vez mais popular.

Mark Zuckerberg, o fundador e líder da maior rede social do mundo: o Facebook.David Paul Morris/Bloomberg

O Facebook poderá lançar duas colunas inteligentes com assistente virtual em julho, o que colocará a rede social a competir num mercado dominado pela Google e pela Amazon, mas onde outras tecnológicas — como a Apple — também já dão cartas. A informação foi avançada pelo DigiTimes, um site conhecido pelas suas fontes no meio tecnológico, diz a CNBC.

As colunas inteligentes são um novo tipo de dispositivo que tem vindo a ganhar popularidade nos EUA e no Reino Unido. São colunas que respondem a comandos de voz. Estes comandos permitem ao utilizador executar funções, como encomendar produtos, tocar música, ler a meteorologia e as notícias ou marcar eventos no calendário. No caso da Amazon, a empresa comercializa vários dispositivos deste género sob a marca “Echo”, com a assistente Alexa. A Google lançou o Home com o Assistant, enquanto a Apple vende o HomePod, com a já conhecida assistente Siri.

No caso das colunas que o Facebook estará a preparar, serão dois modelos diferentes que deverão ter um ecrã tátil de 15 polegadas fabricado pela LG. Os dispositivos têm os nomes de código “Aloha” e “Fiona” e deverão permitir fazer chamadas de vídeo no Facebook, com suporte para diversas outras funcionalidades da rede social. Segundo o mesmo site, a coluna mais sofisticada deverá ser vendida com o nome Facebook Portal e a empresa terá já celebrado acordos com a Sony e com a Universal Music, no sentido de enriquecer as opções no campo da música.

De acordo com a CNBC, não é a primeira vez que a empresa liderada por Mark Zuckerberg é notícia por estes motivos. A Bloomberg já tinha avançado em agosto que o Facebook estava a desenvolver duas colunas com uma assistente semelhante à Siri da Apple. Desta vez, o DigiTimes refere que a rede social tem planos para desenvolver um novo ecossistema de dispositivos ligados ao vídeo nos próximos cinco anos. Assim, as novas colunas inteligentes do Facebook poderão ser só o início de uma nova caminhada pelo mundo do hardware.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Alexa e da Siri, Facebook também vai ter colunas com assistente inteligente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião