Vodafone multada em 5,15 milhões por falhas na faturação a clientes
Em causa está faturação imprecisa e tratamento inadequado das queixas dos clientes.
O regulador britânico de telecomunicações multou a Vodafone em 5,15 milhões de euros (4,6 milhões de libras) por faturação imprecisa e tratamento inadequado das queixas dos clientes. É a maior multa de sempre no setor no Reino Unido.
Depois de uma investigação de 18 meses, a Ofcom, a entidade que regula o setor de telecoms britânico, multou a Vodafone em 4,1 milhões de euros (3,7 milhões de libras) por não ter creditado nas contas de mais de 10 mil clientes os montantes que ficou a dever depois de cobranças em excesso. No total, os consumidores afetados perderam cerca de 170 mil euros (150 mil libras) durante um período de 17 meses, adiantou a Ofcom.
“Lamentamos profundamente estas falhas do sistema e de processo. Estamos completamente focados em servir os nossos clientes: todos os que trabalham para nós devem fazer o seu melhor para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, dia após dia, e agir de forma rápida e eficiente se houver algo de errado”, reagiu a Vodafone. “Pedimos imensa desculpa aos clientes que foram afetados por estes erros.
O regulador britânico concluiu ainda que as reclamações consumidores tiveram um tratamento inadequado da parte da operadora, razão pela qual aplicou uma multa de um milhões de euros (925 mil libras). A investigação da Ofcom mostrou que o serviço de atendimento ao cliente não tinha “uma orientação suficientemente clara sobre o que constituía uma queixa” e não sabia como lidar com esse tipo de casos de forma adequada, justa e oportuna.
"Lamentamos profundamente estas falhas do sistema e de processo. Estamos completamente focados em servir os nossos clientes: todos os que trabalham para nós devem fazer o seu melhor para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, dia após dia, e agir de forma rápida e eficiente se houver algo de errado.”
Além disso, acrescentou o regulador, a Vodafone também falhou em informar os seus clientes quanto ao direito de direcionar uma queixa não resolvida para um regime que envolva uma terceira parte após oito semanas.
As ações da Vodafone desciam 0,35% até 225,2 libras na bolsa londrina.
Evolução das ações da Vodafone na sessão desta quarta-feira
(Por lapso, indicamos que a multa foi de 5,15 mil milhões de euros mas foi de 5,15 milhões. As nossas desculpas pelo erro.)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vodafone multada em 5,15 milhões por falhas na faturação a clientes
{{ noCommentsLabel }}