Do teclado com código Morse ao News inteligente. Conheça as novidades da Google

Gigante tecnológica está a apresentar as suas novas ferramentas e funcionalidades, numa conferência na Califórnia. Do código Morse à luta contra as fake news, conheça todas as novidades.

Os olhos dos amantes da tecnologia estão postos, esta terça-feira, na apresentação das novidades da Google. A gigante anunciou quatro novas ferramentas e funcionalidades, que prometem colocar os internautas um bocadinho mais perto do futuro. Da luta contra as fake news à aposta na inclusividade dos seus produtos (com uma nova versão do seu teclado, que passa a incluir código Morse), a conferência da Google está a ser marcada pela “responsabilidade da tecnologia”.

Código Morse chega aos teclados Google

Foi com este vídeo que a Google anunciou a chegada do Código Morse ao seu teclado móvel. Por agora, a funcionalidade está apenas disponível para os dispositivos Android, já que se encontra ainda em fase de testes, avança o Tech Crunch.

À semelhante do que acontece com o teclado que recorre ao alfabeto grego, nesta nova versão também há sugestões de palavras à medida que o utilizador vai escrevendo as frases. Além disso, ao longo do tempo, o mecanismo vai sendo personalizado de acordo com os hábitos linguísticos do internauta.

Google vai analisar dezenas de milhares de peças noticiosas, em tempo real.Pixabay

Google contra fake news

A participação da Google na batalha contra as notícias falsas não é novidade, mas a gigante acaba de anunciar mais uma quantas armas a favor desta causa.

“O novo Google News vem ajudar a separar o ruído e a manter cada utilizador atualizado nos temas e notícias em que tem particular interesse”, explica, em comunicado, a empresa, referindo que será lançada uma aplicação móvel para esse efeito (disponível para iOS e Android).

Além da aposta nos dispositivos móveis, a Google recorreu ainda à Inteligência Artificial para construir uma ferramenta que analisa “em tempo real dezenas de milhares de páginas, tweets, comentários, análises e horas de vídeos”, organizando-as de forma mais acessível para os leitores.

Quem já escolheu as suas fontes informativas prediletas vai passar a poder usar a funcionalidade Newstand, que permitirá subscrever aos órgãos prediletos e descobrir outros semelhantes. Em último lugar, em breve, graças a nova plataforma Subscribe with Google platform, os utilizadores poderão ainda ter acesso aos seus conteúdos pagos em qualquer local.

Assistente Virtual da Google vai ficar mais inteligente.

Olá, Google. Faça-me uma reserva

Esta terça-feira, a Google anunciou ainda novidades, no que diz respeito à sua assistente virtual. A partir de agora, os utilizadores poderão manter uma conversa com a ferramenta, que passará a conseguir interpretar novos pedidos. Por exemplo, conseguirá fazer reservas para restaurantes

Para fechar o quarteto de novos serviços, a gigante escolheu acrescentar outras funcionalidades ao seu editor fotográfico. Graças à Inteligência Artificial, os utilizadores da Google Fotos poderão assim colorir fotos que, originalmente, foram tiradas a preto e branco. O mecanismo consegue identificar os diferentes elementos presentes na fotografia e conceder-lhes a coloração que considerar adequada.

A correção de brilho com apenas um toque, a melhoria do sistema de reconhecimento facial e a aposta nas sugestões de partilha são outras das novas funcionalidades da aplicação fotográfica da norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Do teclado com código Morse ao News inteligente. Conheça as novidades da Google

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião