5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

As contas trimestrais da REN e do Commerzbank, dados económicos na Zona Euro e nos EUA e novas declarações de Scahuble figuram entre os diversos temas que deverão merecer as atenções dos investidores.

O último dia da semana é marcado pelas contas trimestrais da REN, mas também de várias cotadas europeias, entre as quais o Commerzbank. Mas as atenções dos investidores também deverão estar focadas na divulgação de mais dados económicos dos dois lados do Atlântico. O ministro das Finanças alemão, Wolfgan Schäuble, também fala hoje sobre as previsões de receitas de impostos para o próximo ano na Alemanha. Nesta ocasião, o responsável germânico também poderá falar de temas relacionados com a Zona Euro.

Mais resultados empresariais. REN em foco

Sexta-feira foi o dia escolhido pela REN para fazer o balanço da sua atividade no terceiro trimestre, após o fecho do mercado. Nesta ocasião será possível perceber se entre julho e setembro a cotada liderada por Rodrigo Costa conseguiu recuperar face à quebra de 35% dos seus lucros registada nos seis primeiros meses do ano. Estimativas do CaixaBI apontam para que no acumulado dos nove meses deste ano, a REN tenha registado uma quebra de lucros na ordem dos 23%, face ao período homólogo, para um total de 70,5 milhões de euros. A nível europeu serão várias as cotadas a fazer o balanço da sua atividade no último trimestre, com destaque para o Commerzbank. O banco que tem em marcha um plano de reestruturação que prevê o despedimento de quase 10 mil funcionários apresenta as suas contas hoje e poderá dar mais pistas sobre a sua estratégia.

Mais dados económicos da Zona Euro

A leitura do índice dos gestores de compras dos serviços (PMI) da Zona Euro, relativo a outubro, é o dado económico que promete centrar as atenções dos investidores europeus durante o dia de hoje. Tal como os dados da indústria conhecidos no início desta semana, a divulgação deste indicador poderá dar uma pista sobre a forma como a economia da Zona Euro arrancou o último trimestre do ano. Segundo estimativas avançadas pela Bloomberg, este indicador deverá ter-se mantido estável nos 53,5 pontos, no mês de outubro. Qualquer valor superior a 50 indica expansão, enquanto valores inferiores a 50 indicam contração.

Schäuble volta a falar…

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, apresenta hoje uma estimativa relativamente às receitas de impostos previstas para o próximo ano, o que poderá influenciar o plano de gastos governamentais para 2017. Não foi ainda divulgada a hora em que será feita esta declaração, mas será importante acompanhar o que Schäuble terá a dizer não só sobre a economia alemã, como eventualmente sobre a economia da Zona Euro. Uma das últimas ocasiões em que Schäuble falou, disse que Portugal estava a ser bem-sucedido até entrar um novo Governo.

Moody’s olha para a União Europeia

A Moody’s poderá pronunciar-se hoje sobre o rating de crédito da União Europeia, sendo que a agência de notação financeira tem atualmente uma classificação de AAA com outlook estável. De salientar que a Moody’s deixou na passada terça-feira um aviso, mas ao Reino Unido. A agência de notação financeira alertou que se a saída da União Europeia implicar também uma exclusão do mercado único europeu, o Reino Unido pode preparar-se para um corte de rating.

Dados do emprego apoiam subida de juros nos EUA?

Hoje serão divulgados dados sobre o emprego nos EUA que poderão dar mais pistas sobre a saúde da economia norte-americana e reforçar, ou não, o cenário que aponta para uma subida de juros pela Fed em dezembro. O mercado antecipa que os números sobre o emprego, excluindo o setor agrícola tenham melhorado consideravelmente, passando de 156 mil, em setembro, para 178 mil em outubro. Também é antecipada uma melhoria na taxa de desemprego. Depois de a taxa de desemprego ter aumentado em uma décima em setembro, para 5%, a expectativa do mercado é de que esta taxa tenha recuado em outubro para 4,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião