iOS 12 já chegou aos iPhones e iPads. Saiba o que muda e como atualizar com segurança

O ECO preparou um guia com as principais novidades do iOS 12, que chegou aos iPhones e iPads esta segunda-feira. Saiba também como atualizar com segurança.

A Apple começou a disponibilizar o novo iOS 12 a partir desta segunda-feira. A nova versão do sistema operativo móvel deverá melhorar o desempenho dos iPhones e iPads, adiciona novas ferramentas para controlar o tempo que passa a olhar para o ecrã destes aparelhos e atualiza o aspeto de algumas aplicações, entre várias outras coisas que o ECO resumiu no final deste artigo.

A atualização deverá chegar ao seu dispositivo sob a forma de uma notificação nas definições gerais do sistema. Mas, antes de atualizar, importa criar uma cópia de segurança dos seus dados. Se a atualização não correr como o esperado, é crucial ter uma cópia de tudo o que tem no telemóvel ou tablet, sob pena de perder fotos, mensagens e outros dados, informação que pode perder-se para sempre.

Criar uma cópia de segurança do seu iPhone ou iPad é muito simples. Basta ligar o aparelho a um computador com o iTunes instalado. Na aba principal, verá um botão azul, com a indicação “Back up now“. É esse o botão que dá início ao processo. Recomenda-se que crie mais do que uma cópia, para evitar casos em que a cópia principal fica corrompida por algum erro no sistema.

Dependendo da quantidade de espaço que tem na sua conta do iCloud, também é possível criar uma cópia de segurança na “nuvem”. Entre nas definições do aparelho, carregue na aba que tem o seu nome, depois em “backup” e, por fim, em “Backup now“. Em ambos os casos, usando o iTunes e o iCloud, tem de esperar algum tempo até terminar o processo.

Feito isto, pode atualizar o seu dispositivo móvel de marca Apple para o iOS 12. Pode dar início à atualização nas Definições do aparelho, onde deverá estar pendente uma notificação a vermelho, que significa que o iOS está pronto a atualizar. Se não aparece a notificação, talvez o seu aparelho já não seja elegível. Isso acontece com os modelos mais antigos da marca da maçã.

O que tem o novo iOS 12?

  • Mais controlo sobre o seu tempo. A nova atualização trás ferramentas que lhe permitem, em teoria, ter mais controlo sobre quanto tempo passa com o telemóvel ou tablet nas mãos. Conte com uma nova aplicação que conta quanto tempo passou a usar o dispositivo e que aplicações usa mais. A aplicação Screen Time também regista dados detalhados sobre o tipo de uso que dá ao iPhone ou iPad. E conta o número de notificações enviadas por cada aplicativo. Vai ainda poder definir limites de tempo de uso para cada aplicação.
  • Notificações agrupadas. A inteligência artificial vai permitir ao iPhone agrupar em blocos conjuntos de notificações que estejam relacionadas, ou que tenham alguma ligação entre elas. Vai poder também controlar que aplicações podem enviar notificações mais intrusivas, que fazem tocar (e vibrar) o aparelho, ou definir notificações silenciosas, que não são prioritárias.
  • Videochamadas em grupo. A aplicação FaceTime permite agora fazer chamadas de vídeo em grupo com até 32 participantes (a mesma funcionalidade passa a estar disponível também no sistema operativo dos computadores Mac).
  • Fita métrica com realidade aumentada. A Apple criou uma aplicação nova que serve de régua. Usa a câmara traseira do iPhone e o potencial da realidade aumentada para que possa apontar para um objeto e saber quanto mede de um lado ao outro, por exemplo.
  • É mais fácil encontrar e partilhar fotos. A galeria de fotos do iOS foi melhorada e oferece sugestões de pesquisa, para que seja mais fácil encontrar fotografias antigas, bem como sugestões de partilha. Por exemplo, se esteve com alguém num evento e houve fotos em conjunto, a aplicação vai sugerir que partilhe essas fotos automaticamente com as outras pessoas que aparecem na imagem. Há ainda uma nova aba, “Para si”, na qual a aplicação é capaz de aplicar filtros e outros efeitos às suas fotografias, de forma automática.
  • Aplicações com melhorias. A aplicação Stocks foi totalmente redesenhada. A Apple News vai ter uma nova aba para que encontre mais fontes e notícias. O iBooks passa a chamar-se Apple Books. A aplicação Voice Memos também foi redesenhada, chega também ao iPad e é capaz de se manter sincronizada entre dispositivos. Há novos Animoji (emojis animados pela câmara) que detetam a língua dos utilizadores e Memojis, que são emojis personalizados para que se pareçam com quem os envia.
  • Melhor desempenho em modelos anteriores. O novo iOS promete trazer melhorias de desempenho, sobretudo nos dispositivos mais antigos, como o iPhone 6 ou 6 Plus.
  • Siri está mais esperta. A assistente virtual da Apple consegue interligar-se a um conjunto mais alargado de aplicações, e vai poder definir conjuntos de tarefas que são ativados se disser um determinado comando de voz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iOS 12 já chegou aos iPhones e iPads. Saiba o que muda e como atualizar com segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião